Informe Cosems-PR: dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo acontece no próximo sábado (30)

Por cosemspr - 26 de abril de 2022

Em: ATENÇÃO EM SAÚDE

Desde o último dia 4 de abril, o Ministério da Saúde tem promovido em todo o país a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo. Realizadas de maneira concomitante, ambas as campanhas acontecem até o início do mês de junho de 2022 (dia 3), sendo divididas por etapas e grupos prioritários.

E foi pensando na mobilização completa de todo o público alvo que o Ministério da Saúde realiza no próximo sábado (30), o dia D de mobilização social.

Não fique de fora dessa! Consulte os horários de vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e faça a sua parte como cidadão!

INFLUENZA
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e tem alta taxa de transmissão. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) ainda em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação deste ano vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, minimizando a carga da doença e reduzindo os sintomas – que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Contra a doença, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A estratégia de vacinação contra o sarampo com a vacina tríplice viral foi incorporada no PNI em 1992, com o propósito de controlar surtos de sarampo, reduzir internações, complicações e óbitos. A vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo.

Na campanha de vacinação de trabalhadores da saúde contra o sarampo, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde, no intuito de atualizar a situação vacinal contra o sarampo. A meta é vacinar, no mínimo, 95% dessas crianças.

Para os trabalhadores da saúde, considerando o risco de adoecimento e maior exposição nos serviços de saúde, será atualizada a situação vacinal contra o sarampo, e, portanto, não haverá meta de cobertura vacinal.

Para saber mais, acesse https://bit.ly/3JGonfZ .

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites