Inscrições de experiências paranaenses para concorrer às premiações do Congresso Conasems vão até 31/03

Por cosemspr - 14 de março de 2024

Em: DOCUMENTOS

Ações dos municípios e dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde de todo Brasil podem concorrer a prêmios de grande visibilidade, como documentário, matéria jornalística e publicação no Boletim Regional de Imunização da OPAS/OMS. As experiências fazem parte da 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS e da II Oficina Nacional ImunizaSUS, que acontecem de 30 de junho a 03 de julho durante a 38ª edição do Congresso Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. As inscrições no Paraná, de acordo com o Regulamento do COSEMS-PR, vão até 31 de março.

Confira os Regulamentos

Congresso Conasems: mais sobre a 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

A Mostra Brasil, aqui tem SUS é uma iniciativa do Congresso Conasems que tem como intuito propiciar o intercâmbio de experiências municipais e distritais bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde, dando visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão municipal e distrital segundo a realidade dos territórios, fortalecendo o SUS.

Para pleitear a premiação, é necessário que as experiências submetidas à seleção tenham sido efetivamente implementadas e estejam contribuindo para a gestão do SUS e para a garantia do direito à saúde da população. Por isso, projetos que ainda não foram colocados em prática não podem concorrer.

Além disso, experiências previamente premiadas em edições passadas da Mostra Brasil, aqui tem SUS também estão fora. Por outro lado, as experiências submetidas à seleção da premiação do Congresso Conasems não necessitam ser inéditas.

Os trabalhos podem se enquadrar em duas modalidades:

1- Experiências das equipes de trabalhadores do município, Distrito Federal e/ou experiências da gestão municipal e distrital, incluindo aquelas executadas de forma compartilhada, cooperada, intersetorial ou interfederativa, nos territórios. Nesta modalidade, 22 iniciativas serão selecionadas, uma por região de saúde do Paraná.

2- Experiências do COSEMS-PR e seus apoiadores, em que 3 iniciativas serão selecionadas no Paraná.

Prêmios

A experiência com maior nota de cada Estado será selecionada para integrar os documentários que fazem parte do Projeto “Webdoc Brasil, aqui tem SUS” e receberá o Certificado de Premiado pelo respectivo Estado. Nesta premiação concorrem apenas as experiências municipais inscritas na Modalidade 1.

Dentre os trabalhos apresentados na 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, serão premiados com medalhas e receberão Certificados de Premiação os que obtiverem as maiores notas. Essa premiação não é cumulativa com a anterior.

Regulamento da edição 2024 da 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”

Congresso Conasems: mais sobre a II Oficina Nacional ImunizaSUS

A II Oficina Nacional ImunizaSUS é voltada para as estratégias de imunização em todo o Brasil. Assim como na mostra, as ações devem estar em progresso ou já terem acontecido, apresentando eficiência e contribuição para o Sistema Único de Saúde. Portanto, projetos de implementação futuros não concorrem.

Entre os critérios de avaliação estão a apresentação de resultados que contribuem para o fortalecimento das ações de imunização no território e o favorecimento da ampliação do acesso da população às vacinas e imunobiológicos.

Prêmios

Prêmio Conasems 1 – A experiência que alcançar a maior nota final em cada região geográfica do país ganhará um vídeo documentário.

Prêmio Conasems & SBIm & OPAS/OMS – Duas das cinco estratégias que alcançarem a maior nota final em cada região geográfica do país terão espaço para apresentação na grade científica da XXVI Jornada Nacional de Imunizações promovida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) em 2024, assegurada a isenção de taxa inscrição no evento e custeio de passagens e diárias.

As outras três estratégias terão espaço para publicação no Boletim Regional de Imunização da OPAS/OMS, disponibilizado em espanhol, inglês e francês.

Prêmio Conasems & OPAS/OMS 2 – O autor responsável pela apresentação da experiência que alcançar a segunda e a terceira maior nota final em cada região geográfica do país (total de dez experiências contempladas) receberá uma menção honrosa.

Prêmio Conasems 2 – A experiência que alcançar a maior nota final em cada unidade federativa do país (total de 27) receberá uma matéria jornalística em edição especial exclusiva do Conasems.

Regulamento da II Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS

Congresso Conasems

A 38ª edição do Congresso Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – acontecerá em Porto Alegre (RS) no período de 30 de junho a 03 de julho. Este é o maior evento de saúde pública do mundo.

Desta vez, o tema será Encerramento e Transição de Gestão. Saiba mais no site do Congresso.

Cronograma das inscrições para as premiações do Congresso Conasems

  • Até 31 de março: inscrições de experiências no Paraná.
  • Até 26 de abril: COSEMS-PR validará as inscrições das experiências selecionadas pelos Cresems para apresentação na Mostra Brasil, aqui tem SUS e na II Oficina Nacional ImunizaSUS. Serão selecionados 47 trabalhos de municípios (22 da Mostra e 25 da Oficina) e 3 trabalhos de COSEMS.
  • 30 de junho: no primeiro dia do Congresso Conasems, todos os selecionados se apresentarão na Mostra Brasil, aqui tem SUS.
  • 30 de junho a 03 de julho: durante os dias seguintes do Congresso serão apresentadas as experiências selecionadas na Oficina Nacional ImunizaSUS.

Não perca a oportunidade de participar. Inscreva sua experiência!

 

Para saber mais novidades, acompanhe nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro das novidades do COSEMS-PR!

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites