Lançamento do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das trabalhadoras no SUS, em Brasília-DF

Por Bravvo Websites - 08 de julho de 2023

Em: SEM CATEGORIA

O gestor municipal de saúde Gabriel Modesto, do Município de Guaratuba, juntamente com a apoiadora regional, Nadiane Schlosser, representando os gestores municipais e equipe técnica do Cosems-PR, participaram, no dia 06 e 07 de julho, do lançamento do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das trabalhadoras no SUS, em Brasília-DF.

O evento contou com a participação da Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, do Presidente do Conasems Wilams Freire e demais autoridades.

Em sua fala a Ministra da Saúde, Nísia, afirmou que “Quando a Organização das Nações Unidas fala, na definição da Agenda 2030, sobre não deixar ninguém para trás, ela fala sobre equidade.

Não é possível pensar políticas gerais sem reparar distorções. É hora de pegar na mão do outro para, junto com aqueles setores da sociedade que foram discriminados, construir políticas públicas especiais para que essas desigualdades históricas possam, efetivamente, ser reparadas. Esse evento é uma representação do povo brasileiro em sua diversidade, com múltiplas identidades, mas com a identidade única da defesa da democracia, da justiça e do SUS”.

Após o lançamento, foi realizada a Oficina de Alinhamento Conceitual e Metodológico do Projeto Equidade SUS, que subsidiará a discussão nas oficinas regionais que promoverão o diálogo sobre a identificação das principais fortalezas e fragilidades dos processos relacionados à equidade, bem como o reconhecimento de oportunidades para a construção e desenvolvimento de ações nos estados e municípios. Cada oficina terá como produto um relatório descritivo e analítico que vai compor um documento síntese com os principais resultados e reflexões vivenciadas no desenvolvimento do projeto, de modo a subsidiar futuras ações e projetos do Governo Federal nos territórios.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Saúde – SESA/PR, Rosane Freitas e Maria Carolina Leal e representando os movimentos de mulheres negras do Paraná, Sandra Aguilera do Coletivo Back Divas.

 

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites