Monitoramento de Contatos é tema de encontros nos municípios da 6ª Região de Saúde de União da Vitória/PR

Por cosemspr - 13 de abril de 2021

Em: NOTÍCIAS

Entre os últimos dias 29 de março e 8 de abril, uma série de encontros e atividades visando a otimização do Monitoramento de Contatos – estratégia de saúde que possibilita a diminuição da velocidade de transmissão da Covid-19, movimentou os nove municípios que integram a 6ª Região de Saúde de União da Vitória/PR. Realizadas de maneira presencial em cada município por conta do aumento do número de casos e pacientes hospitalizados na região – subdivisão que atualmente está com 100% dos seus leitos Covid-19 ocupados, as atividades foram coordenadas em parceria entre a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa/PR), Regional de Saúde união-vitoriense e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).
O Rastreamento de Contatos é uma das estratégias que permite a identificação precoce de casos entre indivíduos que foram expostos ao coronavírus, ajudando também no controle da transmissão e na interrupção desta transmissão por meio de isolamento imediato, identificando novas áreas com alto risco de infecção e contribuindo para a implantação de medidas preventivas.
Quando eficientemente executado, permite a ainda a identificação e monitoramento dos contatos próximos dos casos confirmados de Covid-19, identificando possíveis casos em indivíduos assintomáticos.
“O rastreamento e monitoramento de pessoas que tiveram contato com infectados já provaram ser das formas mais eficazes de reduzir a disseminação do vírus. Por isso, é imprescindível que haja oficinas e discussões como as realizadas para que a aplicação correta do método aconteça, e a cadeia de transmissão seja quebrada”, conclui Luzia Gardin, enfermeira que integra a equipe de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Sesa/Cest) e uma das organizadoras.
Além da enfermeira, participaram das atividades representantes da equipe de Epidemiologia da Regional de Saúde e a apoiadora técnica do Cosems/PR para a região, Fernanda Rosilda Loth Braciak.
Localizada na Macrorregional Leste, a 6ª Regional de Saúde tem população estimada em 176 mil habitantes, sendo composta pelos municípios de União da Vitória, Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória e São Mateus do Sul.
Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre o Rastreamento de Contatos
https://cosemspr.org.br/wp-content/uploads/2021/04/UntitledHB-1.m4v

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites