Nova Diretoria COSEMS-PR: conheça quem assume no biênio 2024-2025

Por Gabriela Broliani - 12 de dezembro de 2023

Em: ELEIÇÕES

No dia 07 de dezembro de 2023 foram realizadas as eleições para composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do COSEMS-PR para o biênio 2024/2025, em Foz do Iguaçu-PR. A Nova Diretoria COSEMS-PR foi eleita durante a Assembleia Geral Ordinária, em reunião liderada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Marcos Felipe Cetra Piva, Secretário Municipal de Saúde de Borrazópolis-PR. O presidente identificou a inscrição de uma chapa, denominada: “COSEMS UNIDO E MAIS PARTICIPATIVO NO FORTALECIMENTO DO SUS”, a qual assume a Diretoria COSEMS-PR  no primeiro dia útil de 2024, e encerra seus trabalhos em 31 de dezembro de 2025.

Chapa vencedora Diretoria COSEMS-PR biênio 2024-2025

A chapa vencedora da Diretoria COSEMS-PR biênio 2024-2025 é composta por:

Para a Diretoria Executiva, Fabio de Mello (Presidente), secretário municipal de saúde de Santa Terezinha de Itaipu; André Luís Campitelli (Vice Presidente), secretário municipal de saúde de Marumbi; Bruna Cristina Markevicz (Vice Presidente adjunto), secretária municipal de saúde de Paulo Frontin; Adriane da Silva Jorge Carvalho (Diretor Administrativo), secretária municipal de saúde de Pinhais; e Gabriela Almeida Kucharski (Diretor Administrativo adjunto), secretária municipal de saúde de Toledo.

Para o setor financeiro, foram eleitos Gislaine Galvão Inácio dos Santos, (Diretor Financeiro), secretário municipal de saúde de Santo Antônio da Platina; Emanuelle de Matos (Diretor Financeiro adjunto), secretária municipal de saúde de Fernandes Pinheiro; e para o Conselho Fiscal, Odileno Garcia Toledo (Titular) secretário municipal de saúde de Antonina; Marcia Regina Rossi (Suplente), secretária municipal de saúde de Nova Tebas; Priscila Aparecida Lunardon Godoy (Titular), secretária municipal de saúde de São Pedro do Paraná; Adriano Oliveira Santos Bulhões (Suplente), secretário municipal de saúde de Paranacity; Amalia Cristina Alves (Titular), secretária municipal de saúde de Jaguariaíva; e Edevilson Tomaz Fabricio (Suplente), secretário municipal de saúde de Vera Cruz do Oeste.

Conheça abaixo o currículo de cada membro da diretoria:

Fabio de Mello (Presidente), secretário municipal de saúde de Santa Terezinha de Itaipu: Enfermeiro, 21 anos de formação, 15 anos de funcionário público, 10 anos como Secretário de Saúde, doutor em saúde pública e 19 anos na docência universitária. Diretor administrativo na diretoria COSEMS-PR 23/24.

André Luís Campitelli (Vice-Presidente), secretário municipal de saúde de Marumbi: Farmacêutico e Geógrafo. Principais cargos anteriores: secr. Munip. Saúde de Marumbi 2005 a 2008, Diretor geral do consórcio de saúde (Cisvir) 2009 a 2012, Secr. Municip. Saúde de Marumbi 2017 a 2019, Vereador de Marumbi 2021 a 2024 (licenciado), Secr. Municip. Saúde de Marumbi 2021 até agora. Conselheiro Fiscal na diretoria COSEMS-PR 23/24.

Bruna Cristina Markevicz (Vice-Presidente adjunto), secretária municipal de saúde de Paulo Frontin: Formada em Ciências Biológicas e Pedagogia, com Pós Graduação em Saúde Digital. Atua na gestão desde outubro de 2021. Conselheiro Fiscal na diretoria COSEMS-PR 22/23.

Adriane da Silva Jorge Carvalho (Diretor Administrativo), secretária municipal de saúde de Pinhais: Formada em Ciências Contábeis, atua na gestão desde 1997. Como Gestora está há 9 anos, desde 2014. Atuou na Gestão Pública de Saúde desde 1997 na Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande – PR. Em 2009 atuou como Coordenadora de Gestão na Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais no apoio e desenvolvimento de projetos e parcerias. Em fevereiro de 2014 assumiu interinamente como Secretária Municipal de Saúde do município de Pinhais, assumindo definitivamente o cargo em maio de 2014. Em 2019 foi indicada para compor a Diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, assumiu como Conselheira Fiscal de 2021 a 2023 e foi reconduzida ao Conselho Fiscal para o biênio 2023 a 2025. Atua na representação do Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde da Região Metropolitana de Saúde – CRESEMS – 2ª RS, como Presidente do colegiado e diretamente no Conselho Consultivo do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS-PR. Indicada pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS-PR para atuar no Conselho Fiscal do Consórcio Paraná Saúde e membro da Comissão Intergestores Bipartite – CIB-Pr.

Gabriela Almeida Kucharski (Diretor Administrativo adjunto), secretária municipal de saúde de Toledo: Médica – turma de 2009 – Universidade Federal do Rio Grande e Pediatra – turma de 2011 – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atuação como servidora pública em Toledo desde 2012, atuação na SMS (dep gestão e dep APS) desde 2018, Secretária Municipal da Saúde desde 01/01/2021, vice presidente CRESEMS 20ª Regional de Saúde.

Gislaine Galvão Inácio dos Santos, (Diretor Financeiro), secretário municipal de saúde de Santo Antônio da Platina: Enfermeira, atuante na gestão pública há 18 anos e como gestora de saúde há 07 anos. Esposa do Jean  e mãe da Júlia e Laura com muito orgulho. Diretora financeira na diretoria COSEMS-PR 23/24.

Emanuelle de Matos (Diretor Financeiro adjunto), secretária municipal de saúde de Fernandes Pinheiro: Biomédica, atua há 5 anos na gestão da Secretaria de Saúde e há 2 anos na gestão da Secretaria de Assistência Social. Representante da macro leste na atual diretoria COSEMS-PR 23/24.

Odileno Garcia Toledo (Titular) secretário municipal de saúde de Antonina: Técnico em Gestão do SUS, Técnico em Contabilidade, Técnico Sanitarista. Atua há 18 anos na gestão municipal e h[a 26 anos na saúde, como funcionário concursado. Foi Vereador por um mandato entre 2013/2016, Conselheiro Estadual de Saúde em 2017. Presidente atual na diretoria COSEMS-PR 23/24.

Marcia Regina Rossi (Suplente), secretária municipal de saúde de Nova Tebas: Enfermeira com Pós-graduação em Urgência e Emergência e Pós-graduação em Estética: procedimentos invasivos. Trabalha há 27 anos na área de saúde e nesse período passou por diferentes funções, desde recepcionista, auxiliar de farmácia, técnica de enfermagem e enfermeira. Desde sua formação até 2016 atuou como enfermeira na área hospitalar em dois estabelecimentos de saúde em municípios diferentes (Iretama-Pr e Nova Tebas-Pr). Ainda em 2016, atuou por 6 meses com Diretora do Hospital Municipal de Nova Tebas e posteriormente em janeiro de 2017 assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Saúde do município de Nova Tebas onde permanece até o momento.

Priscila Aparecida Lunardon Godoy (Titular), secretária municipal de saúde de São Pedro do Paraná: Contadora, atuação na gestão municipal há 5 anos.

Adriano Oliveira Santos Bulhões (Suplente), secretário municipal de saúde de Paranacity: Bacharel em Arquitetura, especialista em arquitetura hospitalar, especialista em gerenciamento de obras. Assumiu a gestão da saúde em Junho/2022, vice-presidente do CRESEMS da 15ª região de saúde.

Amalia Cristina Alves (Titular), secretária municipal de saúde de Jaguariaíva: Enfermeira do município de Jaguariaíva e atuando na gestão do município desde 2009 como coordenadora da rede de atenção à saúde de Jaguariaiva, desde 2017 está como secretária de saúde do Município. Conselheira fiscal na diretoria do COSEMS-PR 23/24.

Edevilson Tomaz Fabricio (Suplente), secretário municipal de saúde de Vera Cruz do Oeste: Formado em Ciências Econômicas com Pós Graduação lato sensu em Gestão Hospitalar. Atua no SUS desde 2002, atualmente na terceira gestão como secretário municipal de saúde. Também atuou como diretor de hospital e está ocupando o cargo de presidente de CRESEMS pela segunda vez.

Sobre o processo de inscrição das chapas

O processo de inscrição das chapas esteve aberto de 13 a 23 de novembro, de acordo com o Regimento Eleitoral.

Para garantir a lisura do processo, foi indicada previamente a Comissão Eleitoral, composta por três secretários e o assessor jurídico da organização. Compuseram-na: a Secretária Municipal de Saúde de Mallet, Lorena Aparecida; o Secretário Municipal de Saúde de Manoel Ribas, Claudinei Batista de Jesus; o Secretário Municipal de Saúde de Borrazópolis, Marcos Felipe Cetra Piva; e o Assessor Jurídico do COSEMS-PR, Carlos Alexandre Lorga.

Trabalho continuado na diretoria COSEMS-PR

Na ocasião da Assembleia Geral, que teve como pauta a eleição da nova Diretoria COSEMS-PR, o então presidente do Conselho, Odileno Garcia Toledo, Secretário Municipal de Saúde de Antonina-PR, destacou e agradeceu o trabalho técnico dos coordenadores, apoiadores regionais, e toda a equipe administrativa. Ele enfatizou o compromisso de todos com a instituição, mas em especial como instrumento de alcance e concretização dos objetivos do COSEMS-PR e com a Saúde de todos os paranaenses.

Logo em seguida, o presidente eleito, Fábio de Mello, comentou sobre a honra em representar a instituição tão renomada no novo biênio. Além de agradecer a presença de toda a diretoria, Fábio fala sobre a mudança dos cargos, esclarecendo que a partir de 2024 serão 13 cargos administrativos – e não mais 23 como antes – mas que agora os 22 presidentes dos Cresems também terão uma participação efetiva. “Dessa forma, vamos ser um COSEMS mais regionalista, e não somente municipalista, e com isso acredito que vamos conseguir avançar em novas frentes e fazer um trabalho ainda melhor do que vem sendo feito!”, destaca.

Por fim, Fábio ainda reforça o foco na continuidade. “Estamos em um processo contínuo de construção do nosso SUS, por isso a intenção é fazer do COSEMS uma instituição mais unida, mais participativa, contando com todos os secretários e com uma equipe leal ao processo de construção do Sistema Único de Saúde que ajude a levar conhecimento para dentro das secretarias municipais”.

A assinatura do Termo de Posse da nova Diretoria COSEMS-PR ocorrerá no dia 02 de janeiro de 2024.

Fique de olho no nosso Instagram e no Facebook para ficar por dentro das novidades da diretoria.

 

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites