Obesidade infantil é foco de experiência vencedora da Mostra “Brasil, Aqui Tem Sus!” de 2024

Por cosemspr - 21 de março de 2025

Em: NOTÍCIAS

Vencedora da 19ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS!”, a experiência “Proteja: Construindo um futuro mais saudável para as crianças de Porto Vitória-PR” foi criada a partir da regionalização da Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA), com foco na melhoria de hábitos alimentares e promoção de atividade física no município.  

Diagnóstico revelou desafios nutricionais 

“A partir disso, foi realizado um diagnóstico da situação nutricional das crianças, que não só revelou altos índices de obesidade, como de desnutrição”, conta o autor do projeto, o profissional de educação física, Carlos Igor Soares Pereira. 

A experiência, premiada com medalha e certificado, buscou soluções que envolvessem a comunidade, profissionais de saúde, educadores e pais, visando a criação de um ambiente mais saudável para os pequenos cidadãos de Porto Vitória. 

“Um dos principais aprendizados dessa experiência é que a obesidade infantil é um problema multifatorial. Logo, ela resulta de uma combinação de fatores, como ambientes, condições socioeconômicas, fatores emocionais e comportamentais. Isso significa que a abordagem para prevenir e tratar a obesidade deve ser igualmente abrangente, considerando a complexidade desses fatores interligados”, destaca Carlos. 

O principal desafio enfrentado na implementação da experiência foi conscientizar e mobilizar a comunidade. “A dificuldade em integrar e alinhar as agendas de diferentes setores, como os setores públicos municipais e as famílias foi um obstáculo significativo”, detalha. Felizmente, a implementação da experiência contou com a participação fundamental da equipe de saúde como um todo, que foi responsável pelo plano de trabalho.  

Ações estratégicas para prevenir a obesidade infantil 

A equipe da educação também desempenhou um papel crucial a partir das ações das escolas municipais na promoção de atividades de educação alimentar e na implementação de práticas saudáveis entre os alunos.  

“Além disso, a gestão municipal forneceu o apoio para realização das ações, garantindo a integração das diferentes áreas envolvidas e o suporte necessário para a execução das atividades”, conta Carlos. 

Impactos positivos na saúde infantil 

Os principais impactos foram a redução dos índices de obesidade infantil e o aprimoramento geral do estado nutricional das crianças. Em 2024, houve um aumento no número de crianças com peso adequado, passando de 274 em 2022 para 292.  

“As intervenções, como a educação alimentar nas escolas e a promoção de atividades físicas, resultaram em uma adesão crescente a hábitos alimentares saudáveis e à prática regular de exercícios, o que se refletiu no aumento da qualidade de vida das crianças”, explica o profissional. 

Outro impacto significativo foi a redução dos casos de magreza: de 11 em 2022 para três em 2024, indicando uma melhoria geral na nutrição das crianças.  

Ações que estão sendo realizadas em 2025 

As ações da experiência continuam sendo realizadas, com o foco em aprofundar o diagnóstico e as intervenções. Recentemente, foram iniciadas as consultas individuais com as crianças diagnosticadas com obesidade.  

O objetivo é entender de forma mais detalhada as causas que contribuem para cada caso específico. Isso permitirá direcionar as crianças para o tratamento mais adequado, considerando suas necessidades particulares e os fatores multifatoriais envolvidos.  

O próximo passo será continuar o acompanhamento, adaptando as estratégias conforme o progresso individual, e fortalecer ainda mais a integração entre os diferentes profissionais e setores para garantir um suporte contínuo e eficaz.  

Conselhos para outros profissionais 

“Se eu pudesse dar um conselho para quem deseja replicar essa experiência, digo que é fundamental envolver as famílias e a comunidade local, criando um ambiente favorável à adoção de hábitos saudáveis”, relata.  Para Carlos, a integração de diferentes áreas e a adoção de uma abordagem holística são essenciais para o sucesso de qualquer intervenção voltada para a saúde infantil. 

“Todos na equipe ficamos imensamente felizes e orgulhosos pelo reconhecimento do nosso trabalho. Como um município pequeno, jamais imaginávamos tamanha repercussão. Esse reconhecimento nos motiva a seguir trabalhando com ainda mais dedicação para contribuir para o fortalecimento do SUS e para a melhoria da saúde das crianças”, finaliza o vencedor. 

Já imaginou você ser um dos vencedores da Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”? As inscrições para a edição deste ano já estão abertas! Saiba como participar. 

(Fotos: Michelle Gonçalves da Silva)

 

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites