Oficina de Apoio capacita apoiadores regionais do Cosems/PR

Por cosemspr - 17 de março de 2021

Em: NOTÍCIAS

Os apoiadores regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) que atuam nas 22 regiões de Saúde do Estado participaram na manhã da última terça-feira (16), da 1ª Oficina de Apoio do Cosems/PR em 2021. Intitulada “Desenhando o Ser Apoiador da Rede Colaborativa Conasems – Cosems”, a ação foi promovida de maneira híbrida e realizada em conjunto pelo corpo técnico do órgão paranaense junto ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Representando a diretoria do órgão do Paraná, a 1ª vice-presidente e atual secretária de Saúde de Marumbi/PR – Juliana Ferreira Canassa Campitelli foi a responsável pela fala de abertura da atividade. Na ocasião, ela agradeceu o apoio do Conasems para a realização da ação e externou a importância da promoção da qualificação do apoio mesmo diante as atuais dificuldades impostas aos entes de Saúde de todo o Brasil, situação agravada pela pandemia do coronavírus.
“Sabemos que estamos passando por tempos difíceis e sombrios, vendo diante dos nossos olhos tudo o que está acontecendo na ponta com relação aos atendimentos. Por isso, um apoio qualificado é essencial para que as dificuldades em cada região de saúde sejam amenizadas. Agradecemos o apoio do Conasems na pessoa da Denise, que dispôs seu tempo e conhecimento em prol da nossa equipe de apoiadores do Cosems/PR, situação que fortalece ainda mais a nossa atuação junto aos gestores de todo o Paraná”, agradece.
Responsável pela condução da atividade, a atual Assessora Técnica do Conasems, Denise Rinehart, compartilhou com os presentes toda sua expertise de anos de vida dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS), imergindo os apoiadores nas questões inerentes ao apoio regional e inteirando-os, desde a concepção do Projeto Apoiador.
“Ficamos agradecidos e emocionados com o convite do Cosems do Paraná para a capacitação desta equipe que desde sempre tem demonstrado entender o vínculo necessário para trabalhar no SUS e ser apoiador regional. Não viemos falar de sistemas, programas ou ações específicas, mas sim focar em falar das pessoas que trabalham e atuam possibilitando o apoio ser o que é”, comenta.
Além de possuir pós-graduação e bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade de São Paulo, Rinehart também é mestra em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, tendo vasta experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, gestão, educação permanente em saúde e vigilância sanitária e epidemiológica.
A Assessora finaliza ratificando a importância do apoio para a construção de um sistema público de saúde de qualidade e abrangente em todo território nacional.
“O Brasil possui diversas especificidades, situações pontuais onde o auxílio e a atuação dos Cosems e do Conasems são imprescindíveis para que o SUS chegue com qualidade e atenda as demandas dos 5565 municípios do nosso país. E isso tudo só é possível com um apoio regional qualificado e atuante. É através deste colegiado de representação e construção proposto por ambos os órgãos que as pactuações das Políticas Públicas de Saúde irão atender as necessidades de cada brasileiro”, conclui.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites