Entre os dias 15 e 18 de junho de 2025, Belo Horizonte será palco de uma das principais vitrines de boas práticas do Sistema Único de Saúde: a 20ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”. E o Paraná estará bem representado. Ao todo, 47 experiências de sucesso foram selecionadas em todas as 22 regiões de saúde do estado, contemplando iniciativas inovadoras e transformadoras na gestão e na assistência em saúde.
Trabalho de apoio com excelência
Essa conquista é, acima de tudo, reflexo do empenho dos apoiadores regionais do COSEMS-PR, que desempenharam papel central em todo o processo. Foram eles que tocaram, com dedicação e compromisso, a realização das mostras regionais, garantindo a mobilização dos municípios, a sistematização das inscrições e o apoio técnico para a qualificação das experiências. O resultado: 18 mostras presenciais, duas avaliações online, uma mostra online e dois processos de avaliação à distância.
Além dos apoiadores, o sucesso das etapas regionais só foi possível graças ao apoio das diretorias do COSEMS-PR, dos Cresems (Conselhos Regionais de Secretarias Municipais de Saúde) e dos gestores municipais, que abraçaram a iniciativa e viabilizaram o envolvimento das equipes locais.
A seleção dos trabalhos seguiu critérios como relevância, inovação, aplicabilidade e resultados alcançados no território, conforme previsto no regulamento do COSEMS-PR. As experiências foram inscritas por profissionais de saúde que atuam diretamente nos municípios e passaram por avaliação nos Cresems.
Experiências do apoio do Cosems-PR selecionadas na modalidade 2 da Mostra Brasil
- De Curitiba (2ª RS), a experiência “Quando o futuro se planeja junto: saúde digital na Macro Leste do Paraná”, de Gabriel Modesto de Oliveira;
- De Guarapuava (5ª RS), o trabalho “Unificação dos consórcios na 5ª região: estratégia de governança impulsionada pelo apoiador regional”, de Keullin Oliboni;
- De Cornélio Procópio (18ª RS), a prática “Reuniões descentralizadas, itinerantes e temáticas do Cresems da 18ª Região de Saúde”, de Eloá Baptistone Wada Helbel;
- De Ivaiporã (22ª RS), a experiência “Transformando histórias: a mobilização que transformou a participação na Mostra Brasil, aqui tem SUS”, de Luís Fernando Novais.
Experiências das macrorregiões do Paraná selecionadas na modalidade 1 da Mostra Brasil
Macro Leste
- De Guaratuba (1ª RS), o trabalho “Implantação do Projeto ‘Mais Fisio’ no município de Guaratuba: relato de experiência”, de Madeline Luiza Ferreira Pivovarsky;
- De Araucária (2ª RS), a experiência “Projeto ‘Hortasol’: plantando saúde e gerando renda por meio da economia solidária e agrofloresta”, de Cassiano Robert;
- De Tijucas do Sul (2ª RS), o projeto “Tratamento de diabetes em família com limitações cognitivas e baixa alfabetização”, de Keila Caroline Camargo;
- De Curitiba (2ª RS), a prática “Telemonitoramento dos pacientes crônicos: apoiando o cuidado longitudinal na APS”, de Flávia Celene Quadros;
- De Ponta Grossa (3ª RS), o trabalho “Prevenção de erros na dispensação de medicamentos em farmácias das UBS de Ponta Grossa-PR”, de Morgana Koppen Jesus;
- De Inácio Martins (4ª RS), a iniciativa “Ampliação da cobertura vacinal com DTPA no controle da coqueluche em município de pequeno porte”, de Allexia Schmitutz;
- De Guarapuava (5ª RS), a experiência “Território e vínculo: o grupo Conviver como estratégia de promoção do envelhecimento saudável”, de Evelyse Borelli Gullo;
- De Prudentópolis (5ª RS), o trabalho “Reestruturação da APS: expansão e consolidação da ESF em município com grande extensão rural”, de Camila Szymanski Tlussi Siqueira;
- De Bituruna (6ª RS), a experiência “Projeto Bem Te Ver: promoção da saúde de idosos por meio da atividade física na natureza”, de Raquel Aparecida da Rocha;
- De Telêmaco Borba (21ª RS), a prática “A Comissão de Farmácia e Terapêutica como uma estratégia na promoção do uso racional de medicamentos”, de Maiara Tauana Souza Nievola.
Macro Oeste
- De Pato Branco (7ª RS):
-
- “Projeto ART: intervenção em lesões de cárie na rede municipal de ensino de Pato Branco, Paraná”, de Poliana Alexandra Martinello;
-
- “Metodologias ativas na imunização: uma nova abordagem para a equipe de enfermagem na sala de vacinas”, de Luciane Bergamin.
- De Santa Izabel do Oeste (8ª RS):
-
- “Fortalecendo vínculos familiares e eternizando memórias: primeiro suspiro de vida”, de Solange Kindzerski;
-
- “Práticas educativas para aumentar a adesão à higiene das mãos e implantação do Programa Adorno Zero”, de Renata Fioresse Vansetto;
-
- “Implantação de monitoramento e validação do processo de higienização hospitalar”, de Vera Luzia Dias.
- De Missal (9ª RS):“Capacitação da atenção primária nas urgências domiciliares e na rotina da unidade de saúde”, de Fabiane Cristina Spiecker Junges.
- De Três Barras do Paraná (10ª RS): “Protocolo de avaliação para crianças com risco de transtorno do espectro autista (TEA) na APS”, de Débora Nádia Pilati Vidor.
- De Formosa do Oeste (10ª RS): “Atividade física e saúde mental: uma análise do programa Formosa em Movimento na vida do idoso”, de Pollyanna Santos Gimenes.
- De Espigão Alto do Iguaçu (10ª RS): “Na imunização, não existe missão cumprida, existe missão sendo cumprida”, de Waleria Conceição da Silva.
- De Maripá (20ª RS): “A teledermatologia facilitando diagnósticos em um município de 6 mil habitantes”, de Lissa Carlina Haab Konrath Pegoraro.
- De Toledo (20ª RS): “Toledo dá o exemplo: vitória do SUS na eliminação da transmissão vertical de sífilis e HIV”, de Gabriela Almeida Kucharski.
Macro Noroeste
- De Juranda (11ª RS):
-
- “Agenda ESF sim, manter o foco, evitar desperdícios de tempo”, de Marcelo Francisco de Matos;
-
- “Protocolo exames de média e alta complexidade para ESF”, também de Marcelo Francisco de Matos;
-
- “Arte em cuidar: dramaturgia para trabalhar algumas doenças de forma lúdica”, de Beatriz Garcia Machado.
- De Mariluz (12ª RS): “Mariluz em movimento: pessoas ativas para uma saúde integral com o SUS!”, de Júlio Cesar de Souza Reis.
- De Tapira (12ª RS): “Grupo Gestar: ampliação da literacia em saúde para o cuidado materno-infantil na Atenção Básica”, de Maria Eduarda da Silva Lucena Dourado.
- De Cianorte (13ª RS): “Ferramenta digital para monitoramento estratégico da cobertura vacinal em Cianorte-PR”, de Vinícius Gabriel Rocha de Santana.
- De Paranavaí (14ª RS):
-
- “PMTO – Programa Multiprofissional de Tratamento de Obesidade: uma estratégia intersetorial”, de Ieda Carla Candido;
-
- “Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio: estratégia intersetorial para o cuidado em saúde mental”, de Igor Fernando Neves.
- De Paraíso do Norte (14ª RS):“Coordenadoria do Autismo: uma política pública em saúde contra o preconceito à pessoa com autismo”, de Paulo Cesar Costa de Lima.
- De Nova Esperança (15ª RS):“Prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes – o papel da UBS na proteção à infância”, de Ana Mara de Oliveira Manthay.
- De Maringá (15ª RS):“Emergências pediátricas e autismo: melhorando o atendimento com pulseiras identificadoras”, de Karine Hanako Kashiwakura Brum.
- De Paiçandu (15ª RS): “Teleconsultoria e medicina de família como instrumento de acesso em Paiçandu”, de Eduardo Henrique Wentz Ribeiro.
Macro Norte
- De Rio Bom (16ª RS):
-
- “Estratégias que fizeram a diferença: aumento da cobertura do exame citopatológico em Rio Bom-PR”, de Fábio Deziró Avelino;
-
- “Rio Bom 60+: do sedentarismo à ação – transformando vidas com atividades físicas, cognitivas e sociais”, também de Fábio Deziró Avelino.
- De Cambé (17ª RS): “PSE: Saúde Nota 10, uma nova aula começa em Cambé! Relato de experiência do município de Cambé-PR”, de Juliana Marisa Teruel Silveira da Silva.
- De Rolândia (17ª RS): “Projeto Teacolhendo”, de Priscila da Silva Ignácio.
- De Sapopema (18ª RS): “Organização do setor de agendamentos do município de Sapopema – PR”, de Cristiane Zampieri Rocha.
- De Rancho Alegre (18ª RS): “Avaliação farmacêutica: impacto na qualidade de vida dos pacientes polimedicados”, de Josiane Fernandes de Oliveira.
- De Cambará (19ª RS): “Divertida mente melhor: um encontro com sua saúde mental”, de Márcia Regina Teixeira Machado Lopes.
- De Ibaiti (19ª RS): “Julho Verde na comunidade rural: a importância da visita domiciliar na prevenção do câncer bucal”, de Miler Lucas Santos da Trindade.
- De São João do Ivaí (22ª RS): “Inclusão no SUS: atendimento odontológico a pessoas com deficiência na Atenção Básica”, de Izabela Ribeiro Baggio Cardoso;
- De Nova Tebas (22ª RS): “Mais que combate: estratégias integradas para o enfrentamento da dengue no município de Nova Tebas–PR”, de Tiago de Paula Schuenck.
Parabéns aos selecionados!
As práticas selecionadas evidenciam a diversidade e a riqueza de soluções construídas localmente para enfrentar os desafios da saúde pública. Entre elas, estão ações voltadas à atenção primária, estratégias de promoção à saúde mental, enfrentamento de arboviroses, organização do cuidado com populações vulneráveis e fortalecimento da vigilância em saúde.
Além de ganhar visibilidade nacional durante o XXXVIII Congresso do Conasems, os trabalhos também serão apresentados no Congresso Estadual do COSEMS-PR, previsto para novembro. Os autores das experiências mais bem avaliadas em cada região de saúde terão apoio financeiro para participar da etapa estadual.
A Mostra “Brasil, aqui tem SUS” é um espaço de troca e reconhecimento entre os que fazem o SUS acontecer todos os dias nos territórios. A presença do Paraná, com experiências pautadas na realidade local e na valorização do trabalho em equipe, reafirma o compromisso dos seus municípios com a equidade, a integralidade e a universalidade da saúde.
Parabéns a todos os municípios participantes! Que o exemplo de cada experiência inspire novas práticas e fortaleça, ainda mais, o SUS que queremos.