Planejamento de ações do COSEMS-PR 2024 é encaminhado

Por Gabriela Broliani - 09 de fevereiro de 2024

Em: ELEIÇÕES

Há um mês atuando no andamento do planejamento de ações do COSEMS-PR para 2024, a instituição tem dedicado esforços de sua diretoria e equipe técnica para retomar os encontros mensais de formação dos apoiadores e se aproximar dos secretários municipais de saúde em suas regiões.

Ações prioritárias do COSEMS-PR são planejadas para 2024 e 2025

No encontro realizado nos dias 05 e 06 de fevereiro, as atividades da equipe do COSEMS-PR em 2023 foram avaliadas e as ações prioritárias para 2024 e 2025 foram discutidas e planejadas. Essas ações estão voltadas ao cumprimento das diretrizes de trabalho da instituição que pauta sua conduta na Educação na Saúde para equipe e Gestores municipais, no Apoio Institucional, na Gestão Colegiada e na Gestão  Organizacional.

O processo de educação permanente e formação da equipe e dos gestores municipais está incluído na diretriz Educação na Saúde do Plano de Trabalho do Cosems-PR. Dentre as várias ações pensadas nesta área, o Progestão, Programa de Qualificação e Apoio às Equipes Municipais de Gestão e Planejamento do SUS, tem reverberado na melhoria dos processos de tomada de decisões,  incentivando a adoção de boas práticas de gestão e, consequentemente, melhoria na qualidade e na efetividade dos serviços de saúde em âmbito municipal.

A expectativa é de que, ainda no primeiro semestre, seja dada continuidade do Programa com a finalização das oficinas de formação de apoiadores, para que ao longo do ano eles possam estar aptos à continuidade da formação de gestores e equipes municipais nas regiões de saúde. Além disso, nos espaços de formação da equipe pretende-se trabalhar diversos temas específicos relacionados à gestão da saúde e ações para suporte do trabalho dos gestores municipais.

Diretoria irá visitar as macrorregiões de saúde em 2024

Uma das pautas de destaque do planejamento de ações do COSEMS-PR para 2024 é as visitas que a diretoria irá realizar nas macrorregiões de saúde. Este item é imprescindível para a defesa dos interesses dos municípios paranaenses pela representação do COSEMS-PR.

Esses encontros ocorrerão de maneira descentralizada com os gestores das secretarias de saúde para discussão de pautas gerais que acontecem dentro das regiões. “Com isso, buscamos entender as especificidades regionais e lacunas existentes para melhor qualificar as ações do COSEMS”, explica o presidente do COSEMS-PR, Fabio de Mello.

A agenda de visitas irá começar por Cascavel, no dia 20 de fevereiro, e as demais macrorregiões serão contempladas na sequência, até o final de março.

O encontro de equipe técnica ainda abrangeu a apresentação do novo organograma do COSEMS-PR com as funções de cada colaborador e o fluxo de comunicação a ser respeitado. Após as reuniões desta semana, o planejamento de ações do COSEMS-PR para 2024 será revisado e, em breve, divulgado na íntegra.

Assembleia Geral Ordinária foca na prestação de contas de 2023 e organização do ano de 2024

Depois do Encontro da Equipe Técnica, onde ocorreu o planejamento de ações do COSEMS-PR, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária do COSEMS-PR, no dia 07/02, quarta-feira.

Durante a reunião, foram trabalhados os seguintes temas:

1- Palavra do Presidente;

2- Prestação de Contas Quadrimestral (setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023), com apresentação da auditoria contábil referente ao ano de 2023 que foi realizada com êxito;

3- Apresentação do organograma e fluxograma, como uma nova forma criada para organização do apoio neste ano;

4- Relato dos Grupos Técnicos;

5- Informes gerais sobre as visitas da diretoria que serão agendadas nas 4 macrorregiões do Paraná.

Semana termina com a Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR)

Já em relação ao encontro da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), que ocorreu na última quinta-feira (08/02), os temas giraram em torno do novo pacto para a redução da mortalidade materno-infantil, com a implantação da vacina BCG nas maternidades de alto risco do Paraná.

Confira as demais pactuações realizadas no encontro entre o COSEMS-PR, os gestores de saúde dos municípios e a SESA-PR:

4.1– Linha de Cuidado Materno Infantil/Novo Pacto para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil no Paraná;

4.2 –Definição de custeio de procedimentos e insumos em Medicina Fetal/ Cirurgia Intra Útero no CHCUFPR;

4.3 – Implantação da BCG nas maternidades de Alto Risco no Paraná;

4.4 – Cobertura Vacinal no Paraná/Estratégia de Vacinação contra a COVID-19 em 2024;

4.5 – 1ª fase do Programa Estadual de Modernização de Hospitais de Pequeno Porte – HPP no Paraná;

4.6 – Aprovação do Cronograma de Atividades do Planejamento Regional Integrado para 2024;

4.7 – Atualização da Deliberação CIB 042/2012 – Aprova os critérios mínimos para implantação de Ouvidoria Municipal do SUS no Estado.

Acompanhe nosso Instagram e no Facebook para ficar por dentro das novidades do COSEMS-PR!

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites