Plano de Formação Interna: Conferência de Saúde e Controle Social é tema de diálogo entre apoiadores do Cosems/PR

Por cosemspr - 26 de julho de 2021

Em: GESTÃO

Entre os dias 6, 7 e 8 de deste mês, integrantes do corpo técnico e diretivo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), participaram em Curitiba/PR do primeiro encontro da equipe técnica – administrativa em 2021 – programação que aconteceu de maneira presencial e que possibilitou momentos especiais e de construção mútua entre seus participantes (relembre aqui).
E no intuito de seguir com os processos capacitores iniciados na oportunidade, na manhã desta segunda-feira (26) e de maneira virtual, os apoiadores regionais responsáveis pela 1ª Região de Saúde (Paranaguá/PR – Michele Straub); 5ª Região de Saúde (Guarapuava/PR – Keullin Cristian Oliboni); 10ª Região de Saúde (Cascavel/PR – Lilian Welz); 12ª Região de Saúde (Umuarama/PR – Regina Peron); 14ª Região de Saúde (Paranavaí/PR – Carla Daniele de Oliveira); 21ª Região de Saúde (Telêmaco Borba/PR – Francisco Leônidas Carneiro Júnior) e 22ª Região de Saúde (Ivaiporã/PR – João Felipe Marques da Silva), apresentaram para toda a equipe a qualificação intitulada “Conferência de Saúde e Controle Social”, dando o start inicial do Plano de Formação Interna do Cosems/PR – proposta que visa a construção, apresentação e discussão (por parte dos apoiadores regionais), de temáticas relevantes à gestão pública de saúde – tudo isso sob a coordenação da parte técnica do órgão.
De acordo com a assessora técnica Giorgia Regina Luchese, a iniciativa alinha o conhecimento da equipe e traz um ganho ao apoiador no sentido de qualificar o seu trabalho junto aos gestores de saúde.
“Ficamos extremamente felizes pelo empenho, zelo e dedicação da nossa equipe no sentido da construção em conjunto e da disseminação do conhecimento particular que cada um possui. São iniciativas como estas que possibilitam ao apoiador um conhecimento cada vez maior de todas as particularidades e potencialidades existentes no Sistema Único de Saúde (SUS). Um apoiador seguro e capacitado reflete diretamente na segurança que o gestor possui nele”, explica.
Na oportunidade, os responsáveis pela apresentação das temáticas trouxeram aos participantes um diálogo amplo e participativo acerca das particularidades do Controle Social, elucidando desde a sua parte legislativa (Lei Orgânica nº 8.142/1990 e Resolução CNS nº 453/2012), passando também pelos princípios da paridade na sua concepção.
“Apesar de não haver na legislação uma regra precisa sobre a paridade de gênero ou paridade dos segmentos da sociedade que lidam diretamente com o SUS, é fundamental que as conferências tragam essa questão como princípio”, informa a apoiadora da 14ª Região de Saúde, Carla Daniele de Oliveira.
Na sequência, foi a vez do diálogo sobre as Conferências Municipais de Saúde – inclusive em tempos de pandemia. Com contribuição de uma série de integrantes, os participantes aprenderam sobre didáticas que englobam desde os conceitos básicos para a realização das Conferências – passando pela prorrogação dos mandatos dos Conselhos de Saúde e as regras para o seu funcionamento (Resolução 654/2021), até as orientações finais indicadas pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), através da sua nota orientativa, entre outros.
O apoiador Francisco Leônidas Carneiro Júnior, responsável pela 21ª Região de Saúde de Telêmaco Borba/PR concluiu apresentando aos presentes a experiência da XIII Conferência Municipal de Saúde de Ortigueira/PR.
“Devemos nos lembrar que esse é um processo que possui marcos legais e garantias que devem ser cumpridas pelo poder público. Não se trata de um favor feito pelos(as) gestores(as), mas, de uma obrigação legal a ser cumprida”, conclui o representante telêmaco-borbense.
Para a próxima semana, um novo grupo de apoiadores trará à discussão o tema “Sistemas de Saúde”. No total, serão sete temas formativos organizados para serem debatidos a distância ou de maneira presencial.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites