No dia 20 de setembro aconteceu mais um encontro de formação da Equipe Técnica do COSEMS-PR, com duas pautas principais: o Programa de Qualificação dos Apoiadores do Conselho para o Fortalecimento da Gestão de Saúde – Progestão, desenvolvido com a parceria da Universidade Estadual de Londrina – UEL, e a consolidação dos Relatórios Individuais Quadrimestrais – RIQ relativos ao período de 01 de maio de 2023 a 31 de agosto de 2023.
O intuito da formação é preparar os apoiadores para que desenvolvam o Programa Progestão em todas as regiões de saúde do estado, buscando qualificar e fortalecer gestores e técnicos municipais de saúde. A implementação da proposta faz parte da Diretriz Educação na Saúde, contemplada na Programação Anual do COSEMS-PR e desenvolvida a partir de ações Educação Permanente em Saúde (EPS).
Na macrorregião Norte o processo já foi iniciado. “Nosso encontro teve o objetivo de organizar as regiões de saúde para implementar o Programa Progestão. Viemos com a equipe realizar a articulação de como vai ser o desenrolar nas regiões a partir das capacitações mensais. Como apoiadores, participamos ativamente, auxiliando na organização dos gestores e aprendendo mais sobre gestão”, explica a apoiadora Eloa Baptistone Wada Helbel.
Como funciona o Progestão?
O Programa conta com a aplicação de oito oficinas temáticas que tratam de assuntos inerentes à gestão municipal. Sua implementação iniciou pela equipe da UEL e envolveu gestores e equipes das regiões de saúde da macrorregião Norte do estado. A participação dos apoiadores daquela macrorregião foi fundamental para a compreensão dos resultados e para o desejo de expandir o Programa para as demais regiões.
Isso motivou o processo de formação da equipe técnica que, aliando seu conhecimento prévio à formação específica a partir da metodologia do Programa, poderá trabalhar nas regiões de saúde atendendo às necessidades de formação dos gestores e suas equipes.
Os temas a serem trabalhados envolvem: o “ser gestor”; territorialização; planejamento do SUS; gestão orçamentária e financiamento; gestão da atenção especializada; gestão da atenção básica e gestão do trabalho. Na medida em que os apoiadores forem vivenciando cada um desses temas, trabalhados em formato de oficinas sob a coordenação da UEL, eles estarão aptos a desenvolver a ação nos seus territórios. Isso acontecerá em etapas considerando os encontros mensais da equipe técnica.
“A gente conseguiu organizar como se darão as nossas ações nesse momento. Isso é muito importante, pois, apesar do apoio que temos à distância, vejo que precisamos do momento presencial de troca de conhecimento para que todas as regiões estejam agindo de maneira integrada”, finaliza Eloa.
Desenvolvimento embasado em dados
No encontro, os apoiadores também trataram sobre o Relatório Individual Quadrimestral (RIQ), com o intuito de realizar a análise crítico reflexiva sobre sua atuação e o desenvolvimento das ações dos territórios e, na sequência, compor um consolidado para o estado.
“Esse relatório traz luz às atividades que os apoiadores realizam em seus territórios. Com isso, conseguimos identificar as necessidades de cada macrorregião, diante das fragilidades e de suas potencialidades”, explica Wagner Mancuso Faria. As equipes realizaram um comparativo com o quadrimestre anterior para ver o quanto evoluíram e o que precisam mudar para resolver dificuldades persistentes.
Assim, busca-se o reconhecimento do trabalho realizado, a qualificação das ações dos apoiadores nos territórios em busca do atendimento às diretrizes da Programação Anual do COSEMS-PR, vinculadas às necessidades das regiões de saúde. “Temos nossas limitações de atuação diante de certos assuntos, por isso precisamos de respostas de nível superior para que possamos concretizar o avanço daquela região de saúde”, complementa Wagner.
Os encontros mensais de formação da equipe são fundamentais para balizar o trabalho na região, oferecendo maior embasamento para o desenvolvimento de atividades. “Uma grande vitória alcançada neste quadrimestre foi o retorno das nossas reuniões semanais de equipe para focarmos em assuntos pontuais e emergentes, em cada região de saúde e em todo o estado, para que possamos dar o apoio necessário diante as demandas dos municípios”, finaliza Wagner.
Siga acompanhando nosso blog para ter acesso a novidades e siga-nos no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das mudanças e dos nossos materiais.