Projeto “Caminhos do CRESEMS”: Cosems-PR e gestores de Saúde da 5ª Região de Guarapuava/PR visitam Aldeia Indígena Rio das Cobras

Por cosemspr - 03 de agosto de 2022

Em: ATENÇÃO PRIMÁRIA

Na última terça-feira (26), representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) e gestores de saúde que integram o Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 5ª Região de Saúde de Guarapuava/PR, estiveram juntos para mais um encontro do Projeto “Caminhos do CRESEMS” – iniciativa do órgão guarapuavano que tem como objetivo conhecer as diferentes estruturas e a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) dos municípios que fazem parte da 5ª Região de Saúde.

Realizado em Nova Laranjeiras/PR – localidade situada na macrorregional Leste do Estado e distante 328 km de Curitiba/PR, o encontro possibilitou aos gestores de saúde dos 20 municípios que integram a subdivisão conhecer a estrutura de Saúde Indígena e a cultura da Reserva Indígena Rio das Cobras – atualmente a maior reserva indígena do Paraná e a segunda maior do território brasileiro.

“Para que nós consigamos fazer saúde integrada – como o Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza, é necessário conhecer as culturas, os espaços, as diferentes falas. Para quem é de fora, é muito rico conhecer essa pluralidade e saber quais são as potencialidades que existem neste espaço, quais são as dificuldades e como podemos fazer saúde juntos. Esse é o intuito dessa comitiva de gestores que hoje estão aqui em Rio das Cobras”, comenta a assessora técnica do Cosems-PR, Giorgia Regina Luchese, uma das participantes do encontro.

Com uma área de aproximadamente 18.700 hectares, Rio das Cobras abriga atualmente cerca de 3.220 indígenas, onde estão 937 famílias das etnias Kaingang e Guarani distribuídas em onze aldeias (Sede, Lebre, Encruzilhada, Jacutinga, Taquara, Água Santa, Trevo, Campo do Dia, Vila Nova e Pinhal). Oito delas possuem polos de atendimentos.

A localidade foi um dos primeiros territórios a receber o novo modelo de Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) – iniciativa da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para incorporar tecnologias em saúde visando a ampliação da capacidade de atendimento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) aos povos indígenas no contexto do SUS.

Esse novo modelo de UBSI possibilita a chegada de um novo padrão de atendimento às aldeias indígenas, incluindo-se a possibilidade de realizar exames diretamente nas aldeias e consultas à distância, reduzindo o tempo de resposta em casos de atendimentos mais específicos e facilitando o acesso dos pacientes aos profissionais de saúde nas mais diversas especialidades – resolvendo em média 90% dos casos das demandas de saúde da comunidade indígena.

Um exemplo disso é o uso da retinografia – técnica de exame que consiste em registrar fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho com o objetivo de realizar o diagnóstico mais preciso de possíveis lesões na região. Outro exemplo são os exames de análises clínicas e citopatológicas que contam com o auxílio de inteligência artificial para rastrear doenças e garantir diagnósticos precisos de forma rápida e eficiente. Um trabalho que, associado ao atendimento via telessaúde, vai garantir que o indígena seja atendido onde ele estiver, sem sair do seu território.

O empreendimento é abastecido com energia limpa e renovável a partir de uma mini usina solar fotovoltaica e biodigestores com capacidade para transformar dejetos humanos e restos de alimentos orgânicos em adubo e gás de cozinha.

Fazem parte da equipe multidisciplinar de Saúde que atua em Rio das Cobras atualmente 49 profissionais entre médicos, cirurgião dentista, farmacêutico, enfermeiras, técnicos de enfermagem; Agente Indígena de Saneamento (AIS); Agente de Saúde Indígena (ASI) e motoristas.

“A população indígena possui uma cultura própria, e independente de qualquer peculiaridade, eles também estão congregados no nosso SUS, por isso a necessidade de sempre haver investimentos na saúde. É isso que carregamos daqui hoje como Cosems-PR, sabedores da importância de se investir na saúde em todos os sentidos”, finaliza Luchese.

Confira um pouco do que foi esse dia inédito para a gestão de saúde paranaense: https://bit.ly/3oMSBpA

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites