Nesta última terça-feira (23), o município de Guarapuava/PR sediou um novo encontro do projeto Caminhos do Cresems – iniciativa organizada pelo Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde (Cresems) da 5ª Região com o objetivo de conhecer as diferentes estruturas e a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) dos municípios que fazem parte da citada Região de Saúde. Representantes dos vinte municípios que fazem parte da subdivisão participaram dos trabalhos.
Os encontros da iniciativa são realizados mensalmente em um município diferente e contam com a participação dos secretários de saúde de cada localidade. Esses membros realizam visitas técnicas a diversos setores e órgãos ligados a pasta da Saúde dos municípios que sediam o evento. Há troca experiências e os visitantes conhecem a rede de atenção à saúde, bem como sua estrutura administrativa e equipes envolvidas. Ao todo 53 pessoas – entre gestores e técnicos, participaram da visita ao município guarapuavano.
A secretária de Saúde do município anfitrião, Chayane Andrade Ceroni, falou das atividades do dia e sobre como a troca de experiências faz a diferença para se compreender a estrutura da Gestão de Saúde dos municípios que integram a subdivisão.
“Feliz em poder recepcionar mais essa etapa do projeto Caminhos do Cresems e de ver a participação recorde de gestores e técnicos. E esse sucesso é fruto da sinergia com a nossa apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Keullin Cristian Oliboni, onde trocamos ideias e discutimos os caminhos de cada uma das Secretarias integrantes. Pela manhã, no Parque das Araucárias, fizemos uma apresentação do nosso mapa estratégico, do organograma, relatando sobre cada departamento e as atividades desempenhadas, bem como orçamentos e gastos com o setor de Saúde no município. Já na parte da tarde, os participantes fizeram visitas técnicas nas Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Batel, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Planalto, bem como, no Departamento de Regulação, e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Este tipo de vivencia é de fundamental importância para a troca de experiências e a compreensão por parte dos demais municípios, de como funciona a Rede de Saúde na nossa cidade”, destacou Ceroni.
Para Keullin Cristian Oliboni, a integração do sistema de saúde é fundamental em todos os âmbitos. Ela considera que a partir de ações combinadas e do entendimento da realidade de cada Secretaria, o processo de gestão é facilitado e ampliado para chegar à população.
“Para que nós consigamos fazer uma saúde integrada como o Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza, é necessário conhecer as culturas, os espaços, as diferentes realidades vivenciadas no dia a dia dos gestores. Para quem é de fora, é enriquecedor conhecer essa pluralidade e saber quais são as potencialidades que existem neste espaço, valorizar as experiências exitosas do município, saber quais são as dificuldades e como podemos fazer saúde juntos. Este suporte técnico tem a finalidade de promover a troca de experiência na região. É fundamental este trabalho integrado”, finaliza a apoiadora.
A 5ª Região de Saúde está situada na Macrorregional Leste do Paraná e tem população estimada em 450 mil habitantes. Além de Guarapuava, compõe a subdivisão os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.