Protagonistas da luta contra a pandemia, profissionais da saúde de todo o Estado são homenageados em sessão solene na Alep-PR

Por cosemspr - 26 de abril de 2022

Em: ATENÇÃO PRIMÁRIA

Membros da atual Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) participaram na noite da última segunda-feira (25) de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR), em comemoração ao Dia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde. O foco da homenagem foi o papel fundamental destes profissionais no combate à pandemia nos dois últimos anos. No evento, 38 profissionais de diferentes áreas médicas receberam um diploma de menção honrosa.
Integrante da mesa de autoridades representando os profissionais da saúde que atuam nas secretarias municipais de saúde de todo o Paraná, o presidente do Cosems-PR e secretário de saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik, destacou a importância do trabalho diário de cada profissional da linha de frente e o papel decisivo do Governo do Estado no cuidado das pessoas nos últimos anos.

“O Paraná teve um papel diferenciado nesta luta em todos os aspectos, se preparando desde antes da confirmação dos primeiros casos de Covid-19 e se tornando um exemplo de gestão para o País. Primeiro na organização e dedicação dos servidores das equipes de saúde dos 399 municípios paranaenses – empenho que permitiu um enfrentamento efetivo à pandemia, mesmo nos dias mais duros. E na sequência, a seriedade com que as políticas de saúde para o combate desta terrível doença foram elaboradas e colocadas em prática pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e pelo Governo do Estado. Se hoje temos um cenário mais leve, isso se deve à seriedade com que toda a pandemia foi tratada”, realçou.

Proposta pelo deputado estadual Michele Caputo, a homenagem acontece no Dia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde (26 de abril), celebração oriunda da Lei 20.429/2020. A data, que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Paraná, foi escolhida para marcar a perda da técnica em enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, de Curitiba, primeira profissional de saúde do Paraná morta em decorrência da Covid-19. O óbito ocorreu no dia 26 de abril de 2020.

Além do seu presidente, representaram o Cosems-PR no evento o 1º Diretor Financeiro do órgão e secretário de Saúde de Campo Mourão/PR, Sergio H. Santos; e o 1º Diretor de Relações Institucionais e Parlamentares e gestor de Saúde de Capanema/PR, Jonas Welter Welter.

Compuseram a mesa de autoridades do encontro o deputado estadual Michele Caputo; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa-PR, Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr; o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), Charles London; o vice-presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), Luiz Rodrigo Schruber Milano ; a presidente do Conselho de Fisioterapia e Terapia da 8ª Regional de Saúde (Crefito-8), Patrícia Rossafa Branco; e a conselheira do Conselho Estadual de Saúde (CES), Christine Paschenda Pereira Pinto.

*Imagens de Dálie Felberg/Alep.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites