A saúde do Paraná se fortalece a cada mês! O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR) teve uma semana movimentada com a realização de eventos que fortaleceram a gestão da saúde no estado. Nos dias 19 e 20 de agosto, o VI Encontro Presencial da Equipe COSEMS-PR proporcionou uma valiosa capacitação para os apoiadores. Temas como gestão do Teto Financeiro MAC, sistemas de informação, planejamento da Criação de Oferta de Cuidados Integrados (OCI) e regulação foram abordados, aprimorando o conhecimento e as habilidades dos participantes.
No dia 21 de agosto, a Assembleia do COSEMS-PR reuniu seus apoiadores, técnicos e gestores de saúde dos municípios para discutir pautas cruciais, como a terceirização de serviços médicos. A presença do presidente Fabio de Mello reforçou a importância do evento e o comprometimento do Conselho com a saúde pública do Paraná.
O Secretário de Saúde de Chopinzinho, Vinicius Tourinho, esteve presente no encontro e destacou a relevância das atividades para as políticas públicas em saúde. “Durante essa semana, estamos participando dessa assembleia que é de todos os municípios do estado, um momento muito importante para discutir as políticas públicas de saúde em relação às diversas realidades de cada município. Somente assim, as decisões chegarão a todos da nossa população que precisam”, declarou.
Destaque saúde do Paraná 1: Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE)
Uma das discussões mais importantes esteve relacionada ao PMAE, programa que busca ampliar e qualificar o acesso à saúde especializada, agilizando o atendimento e reduzindo a burocracia. O foco é facilitar o acesso a consultas e exames especializados, com encaminhamento pela Atenção Primária.
“Nós iniciamos a troca falando sobre os sistemas de Informação Ambulatorial [SIA] e o Sistema de Informação Hospitalar [SIH], também ouvimos e falamos sobre os instrumentos de planejamento do PMAE e aí finalizamos com a roda de conversa com os técnicos de Curitiba falando sobre regulação da saúde”, declarou a apoiadora Juliana Campitelli.
O Programa vai agilizar o atendimento no SUS a partir do direcionamento do paciente para um serviço que realize a maioria dos procedimentos necessários, com acompanhamento da Secretaria de Saúde para garantir a conclusão em até 30 ou 60 dias, a depender da situação.
Destaque saúde do Paraná 2: Gestão do teto de Financiamento da Média e Alta Complexidades – MAC
Após o acolhimento inicial, a capacitação foi voltada à gestão do teto de Financiamento da Média e Alta Complexidades – MAC, que inclui os incentivos de custeio e é transferido de forma regular e automática aos fundos de saúde dos estados, que, por sua vez, são repassados aos municípios. Por fim, os apoiadores tiveram o encontro bimestral com a rede CONASEMS-COSEMS.
Destaque saúde do Paraná 3: Vacinação infantil
No dia 22 de agosto, durante a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o foco da fala da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr, foi a Campanha “Proteja seu filho em cada fase da vida – Caderneta de vacinação em dia é saúde a vida inteira”. O objetivo da iniciativa foi ampliar a cobertura vacinal no Estado, evitando que doenças já erradicadas voltem à circulação.
Acácia trouxe os dados da aplicação dos imunizantes em crianças e adolescentes, com foco na vacina contra a Influenza. A imunização foi realizada nas instituições de ensino públicas do Paraná perante a assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis, e a ação foi prorrogada até 31 de agosto de 2024.
Para saber mais sobre a saúde do Paraná, acompanhe a página de notícias!