Saúde no Sudoeste: Demandas da 8ª Regional de Saúde são debatidas em encontro do Cosems/PR

Por cosemspr - 25 de agosto de 2020

Em: NOTÍCIAS

Encontro realizado na manhã da última quarta-feira (19) reuniu mais de 50 pessoas de todo o Paraná, entre presidentes de Cresems, gestores e apoiadores
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR) sediou na manhã da última quarta-feira (19) uma videoconferência para o debate das necessidades relativas à Saúde de todo o Estado. Promovida em parte de forma remota, o encontro reuniu cerca de 50 pessoas de todo o Paraná, entre presidentes dos Conselhos Regionais dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems/PR), gestores e apoiadores. Além de integrantes do corpo diretivo do Cosems/PR, quem participou presencialmente do encontro colocando em foco as demandas da 8ª Regional de Saúde foi o secretário municipal de Saúde de Capanema/PR, Jonas Welter, integrante da diretoria do Cresems/PR da 8ª Região, profissional que ocupa também o posto de diretor de relações institucionais e parlamentares do Cosems/PR.
“Feliz em poder representar os mais de 320 mil paranaenses que vivem na nossa região em um tema tão importante quanto o da Saúde, principalmente nos dias de hoje. São espaços de diálogo como este proporcionado pelo Cosems/PR que nos possibilitam uma eficácia maior, principalmente quando pensamos no melhor emprego de esforços e recursos em prol dos paranaenses”, relata Welter. A 8ª Regional de Saúde incorpora atualmente 27 localidades, tendo o município de Francisco Beltrão como sua cidade polo.
Dentre os temas abordados, destacou-se a necessidade de um olhar mais atento do Governo do Estado para o Hospital Regional de Francisco Beltrão— única instituição hospitalar totalmente pública, imprescindível para toda a região. Outra situação que se evidenciou foi a necessidade da retomada de consultas, exames, cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais que ficaram paralisados e/ou que estavam atrasados mesmo no período pré-pandêmico.
Temas como o crescimento da mortalidade infantil—fortalecimento das políticas públicas para o controle e diminuição da mesma, bem como a descentralização do Consórcio de Saúde Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) para um melhor atendimento das microrregiões também entraram em pauta.
“Provendo essa descentralização da Assistência, conseguiremos fortalecer e trazer ainda mais efetividade aos atendimentos, visto que a promoção dessa atitude vai levar o médico até a população, e não o contrário”, diz Welter.
Nos tempos atuais, o tema COVID-19 não poderia ser deixado de lado. Na ocasião, o Secretário solicitou junto ao Cosems/PR para intervenção junto ao Estado a manutenção dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) criados especificamente para o combate da doença, após o período da pandemia. O regramento da oferta da vacina contra o COVID-19 que está sendo desenvolvida também foi discutido.
“A pandemia está aí e o nosso papel como gestor de saúde pública é de aprender e se reinventar, vendo tudo o que está acontecendo, antevendo situações para que as nossas políticas públicas sejam eficazes. Precisamos ser vanguarda no combate a este inimigo invisível”.
Por fim, Welter reitera a importância do Conselho e o espaço de debate e acolhida do órgão em favor dos municípios do Paraná.
“É imprescindível para nós como gestores ter essa voz ativa e esse canal aberto de discussões junto ao Estado, e a atuação do Cosems/PR através da sua diretoria e equipe técnica—sempre muito coesos, fundamentados, focados e atentos em debater os temas em favor das regionais, tem sido fundamental para que tenhamos êxito junto a Secretaria de Saúde nas nossas demandas. O Conselho nunca esteve tão forte e parceiro dos municípios e quem ganha com isso tudo é o povo paranaense”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites