Saúde nos Campos Gerais: Ponta Grossa é representada em encontro da CIB/PR

Por cosemspr - 27 de agosto de 2020

Em: NOTÍCIAS

Ângela Conceição Oliveira Pompeu, secretária de Saúde do município e 1º vice-presidente do Cosems/PR, participou presencialmente do encontro
Integrantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/PR) promoveram nesta semana mais um encontro pertinente à Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR), espaço criado para a discussão das políticas públicas de Saúde do Paraná. Entre os gestores paranaenses que participaram de forma presencial, destacou-se a presença da secretária municipal de Saúde de Ponta Grossa/PR, Ângela Conceição Oliveira Pompeu, que ocupa também o cargo de 1º vice-presidente do Conselho.
Evidenciando a importância do espaço promovido na CIB/PR, a Secretária explanou sobre suas demandas e a responsabilidade de cada gestor.
“Para nós, que vivemos e respiramos a Saúde diariamente, participar de um espaço de debate como o promovido pela Comissão é imprescindível, um direito nato, mas acima de tudo é uma obrigação, visto que é em um espaço como este que pactuamos decisões de extrema importância para as nossas localidades. Mesmo por ora de maneira virtual, o gestor não pode abrir mão deste momento”, relata.
Graduada em Direito por formação, mas gestora de Saúde por opção, a 1ª vice-presidente do Cosems/PR tem vasta experiência na área, tendo em seu currículo vivências como a gestão da 3ª Regional de Saúde, Hospital Regional, Pronto Socorro Municipal e Hospital da Criança, conhecimento que tem gerado frutos em prol da população ponta-grossense.
É graças ao trabalho estratégico realizado pela secretaria e suas equipes que Ponta Grossa/PR é hoje destaque na Saúde a nível estadual, principalmente em tempos de pandemia. Foi uma das maiores cidades do Estado com o menor índice de óbitos relacionados ao coronavírus—de acordo com números do boletim diário da Sesa.
Para a Secretária, as políticas públicas trabalhadas e a adesão da população estão sendo primordiais para que o município vença a batalha contra a COVID-19.
“Ponta Grossa é territorialmente muito grande, o que muitas vezes dificulta a nossa ação. São cerca de 350 mil habitantes espalhados em uma área de 4 milhões de quilômetros quadrados. Mas os números mostram que a nossa população tem entendido a complexidade do momento e vem seguindo à risca as recomendações das nossas equipes. Mesmo nas localidades mais longínquas estamos presentes”, relata.
Ainda de acordo com Ângela, Ponta Grossa/PR conta hoje com uma ótima cobertura referente à Saúde da Família, cerca de 85% do município. Destacam-se ainda o trabalho ofertado e desenvolvido por meio dos mais de 90 profissionais da Saúde Bucal do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal e Hospital Infantil—instituição que conta com a parceria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG) para a oferta da especialidade de Pediatria.
“Temos ainda muito trabalho pela frente, porém, com a convicção que Ponta Grossa está no caminho certo. E a representatividade do Cosems/PR junto ao Estado em nosso favor, através da atual diretoria que trabalha de modo transparente e colaborativo, será de fundamental importância para que possamos ir cada vez mais longe”, conclui a Secretária.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites