Segunda etapa do Planejamento Regional Integrado (PRI) tem início no Paraná

Por cosemspr - 04 de novembro de 2021

Em: ATENÇÃO EM SAÚDE

Teve início na última segunda-feira (18) – em encontro realizado no município de Maringá/PR e que contou com a participação de representantes das Regionais de Saúde dos municípios que integram a Macrorregião Noroeste do Estado, a segunda etapa do Planejamento Regional Integrado (PRI) – estratégia de coordenação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/PR) voltada ao fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde como arranjo organizativo de ações e serviços de saúde, ação que busca preservar, recuperar e melhorar a saúde das pessoas e da comunidade como um todo.

Objetivado para a discussão – em âmbito estadual, da real situação da saúde de maneira regionalizada – situação que irá possibilitar a criação de um Plano Regional e Macrorregional, a iniciativa teve sua primeira etapa iniciada ainda em 2019, sendo interrompida por conta da pandemia do novo coronavírus. Agora, será retomada agora de maneira gradual.

Durante o dia de atividades, as diretorias da Sesa/PR apresentaram o contexto do PRI, seus objetivos e a retrospectiva de todas as ações da pasta desde 2019, incluindo o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Na sequência, os participantes também se dividiram em grupos para discutir novas ações.

A condução deste e dos próximos encontros ficam a cargo do Grupo Condutor Estadual, formado por representantes da Sesa/PR e do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde do Paraná (Cosems-PR), em articulação com os municípios e participação da União (Ministério da Saúde), a partir da configuração das regiões de saúde definidas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

No total serão quatro oficinas. Além da realizada em Maringá/PR – Macrorregião Noroeste (dias 18 e 19, respectivamente), as localidades de Londrina/PR – Macrorregião Norte (dias 20 e 21), Foz do Iguaçu/PR – Macrorregião Oeste (dias 25 e 26) e Paranaguá/PR – Macrorregião Leste (dias 28 e 29) também sediarão as atividades.

Imagens: Américo Antônio/Sesa

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites