Seminário em Curitiba/PR possibilita debate da qualificação e desempenho da Atenção Primária à Saúde

Por cosemspr - 06 de maio de 2022

Em: ATENÇÃO PRIMÁRIA

O Ministério da Saúde – com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e o Conselho de Secretarias Municipais do Paraná (Cosems-PR), realiza ao longo desta quinta (5) e sexta-feira (6) em Curitiba/PR, o Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS). O evento reúne cerca de 300 gestores e técnicos estaduais, federais e municipais das macrorregiões leste e oeste do Estado.

O objetivo é iniciativa é promover um debate institucional construtivo entre as três esferas para qualificar os processos de trabalho da APS a partir da melhoria dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil – novo modelo de financiamento da APS, que altera as formas de repasse das transferências para os municípios, financiamento distribuído com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

De acordo com a representante do Cosems-PR na atividade – 1ª vice-presidente do órgão e gestora de saúde de Corbélia/PR, Cleide Teresinha dos Santos Messias, “uma atividade como a proposta é de extrema importância para capacitação e otimização dos indicadores da APS em território paranaense”.

“Já estivemos anteriormente nas 27 unidades da Federação com a lógica de explicar o programa como um todo. Agora estamos focando, explicando e orientando como é cada um dos sete indicadores para que os municípios possam performar melhor para obter mais recursos”, conclui o secretário de APS do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites