Transparência e responsabilidade: Pelo 2º ano consecutivo, contas do Cosems-PR são aprovadas sem ressalvas

Por cosemspr - 07 de fevereiro de 2022

Em: NOTÍCIAS

No final do último mês de janeiro (dia 27), os membros que integram a diretoria executiva e o corpo técnico e contábil do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), se reuniram presencialmente na sede do órgão em Curitiba/PR, para o encontro de encerramento da Auditoria Financeira referente ao exercício de 2021. E o resultado não poderia ser melhor – pelo segundo ano consecutivo, as contas do órgão foram aprovadas sem qualquer ressalva.

Conduzido pelo auditor independente Marcos de Oliveira Pereira – representante da MRP Auditoria e Consultoria (empresa contratada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems, para a auditagem de todos os Cosems do país), o encontro ratificou a decisão proferida após a análise de uma série de documentos como demonstrações contábeis, posição patrimonial e financeira do Cosems-PR em 31 de dezembro de 2021, e o desempenho de suas operações e os fluxos de caixa de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às Entidades Sem Finalidade de lucros, entre outros.

“A nossa grande responsabilidade como entidade e o nosso comprometimento como colaborador é o de proporcionar aos integrantes da nossa Diretoria

Executiva e do nosso Conselho Fiscal a autonomia e o embasamento técnico e contábil necessário para que eles tenham acesso a todas as informações relativas às prestações de contas. Munidos destas informações, eles atuam com o objetivo comum de fortalecer o Cosems-PR, procurando sempre pautar colocações visando à transparência dos atos da instituição”, comenta o atual responsável pela contabilidade do órgão, o assessor contábil Thiago Borges.

Referente ao último exercício (2021), Borges explica que periodicamente foram realizadas reuniões para análise e aprovação das contas do quadrimestre, destacando que os conselheiros fizeram uma criteriosa análise dos relatórios das receitas e despesas do exercício citado, sanando assim todos os possíveis questionamentos. Na sequência, o Conselho Fiscal aprovou por unanimidade todas as prestações de 2021, reconhecendo o esforço da diretoria e dos técnicos durante todo o período, sempre pautados na transparência e organização documental.

O presidente do órgão e secretário de saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik, concluiu o encontro agradecendo o trabalho de todos os envolvidos na atual gestão da instituição, que realiza um trabalho respaldado pela transparência e responsabilidade, fato constatado na auditoria independente realizada pelo Conasems.

“Desde que assumimos a gestão do Cosems do Paraná, isso ainda na gestão anterior, as contas do órgão são aprovadas sem qualquer tipo de ressalva, isso graças ao trabalho responsável e austero de toda a nossa equipe. Com isso, temos a tranquilidade e a certeza que estamos fazendo da maneira certa para o fortalecimento e crescimento dessa instituição que pertence aos 399 gestores municipais de saúde do Paraná, principalmente aos olhos do Conasems, que é a instituição máxima que nós também prestamos contas. Focados, continuaremos trabalhando em prol da saúde paranaense,” conclui Leonarchik.

O documento final referente a Auditoria Financeira do Cosems-PR de 2021 está disponível para a consulta de todos através do site do Cosems-PR.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites