Três experiências do Paraná são premiadas na Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”

Por cosemspr - 20 de julho de 2022

Em: GESTÃO

A 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” realizou na noite da última quinta-feira (14) – dentro XXXVI Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que aconteceu em Campo Grande/MS, a premiação das experiências exitosas dos municípios brasileiros que mais se destacaram em 2022.

E o estado do Paraná – representado por 23 trabalhos na ocasião (modalidades I e II), foi premiado por três delas. No total, a Mostra reuniu 336 trabalhos no Congresso.

“Os últimos dois anos muito difíceis para todo o mundo – especialmente para os municípios. Por isso, todos que conseguiram chegar até aqui são verdadeiros guerreiros. Todos são merecedores do nosso reconhecimento, assim como todos os gestores e gestoras municipais de saúde e trabalhadores da saúde que estão na ponta, na labuta diária, levando saúde para todos, se reinventando diante dos desafios, fortalecendo o SUS diuturnamente e cuidando da nossa gente. Esse é o SUS que fazemos, acreditamos e trabalhamos com muito orgulho. Viva o SUS. Viva o nosso Paraná”, celebra o presidente do Cosems-PR e secretário de Saúde de Mangueirinha/PR, Ivoliciano Leonarchik.

Premiados

O primeiro trabalho paranaense evidenciado na cerimônia foi a experiência “Matriciamento Psiquiátrico na UPA: Atendimento de Saúde Mental na Urgência e Emergência Clínica” – trabalho do município de Araucária/PR que integrou a temática “Gestão do trabalho e da educação na saúde”. A experiência é de autoria de André Luiz Basso e coautoria de Nouey Staldiff Lourenço Vieira e Tatiana de Sousa, respectivamente.

Na sequência – integrando a temática “Regionalização e Governança”, foi a vez da experiência de Corbélia-PR ser condecorada. Intitulada “Implantação de um Núcleo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná em Corbélia/PR”, o trabalho tem autoria de Vilma Mittman Leão e coautoria de Fernanda Garbin e Cleide Teresinha dos Santos Messias.

Por fim, o município de Curitiba/PR recebeu o prêmio de melhor experiência municipal do Paraná com o projeto “Intensificação do Tratamento do Diabetes em pessoas entre 40 e 50 anos na APS em Curitiba/PR”, de autoria de Ana Maria Cavalcanti e com coautoria de Aléxei Volaco, Gisele Dutra da Silva, Suelen do Carmo dos Anjos Sacarabotto, Juliano Schmidt Gevaerd e Viviane de Souza Gubert.

O objetivo da Mostra foi de valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos profissionais de saúde que atuam nos municípios brasileiros e estimular o intercâmbio de trabalhos bem-sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Cosems dos estados são atores centrais no evento, por promoverem os encontros estaduais e movimentarem os municípios, o que possibilita mobilizar os profissionais para inscreverem seus trabalhos, qualificar a exposição das experiências, como também avaliar e selecionar as de maior destaque para compor a Mostra em âmbito nacional.

Em 2022, a Fundação Oswaldo Cruz, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) uniram-se ao Conasems para ampliar a valorização das ações desenvolvidas nos municípios, através de prêmios específicos dentro de 13 áreas temáticas. Os autores receberam medalhas e Certificados de Premiação.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites