Campanha de vacinação no PR tem foco em crianças e adolescentes até 15 anos

Por Gabriela Broliani - 20 de outubro de 2023

Em: GESTÃO

A campanha de vacinação no PR já começou, com o foco em crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Porém, adultos e idosos também podem aproveitar a disponibilidade das vacinas para colocar a saúde em dia. No dia D, que acontece neste sábado (21/10), a campanha atinge seu ápice, porém segue até dia 28. A meta é vacinar 250 mil crianças e adolescentes, 80 mil só no dia D.

Nas últimas reuniões sobre o assunto, que aconteceram nos dias 17 e 18 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA-PR e o COSEMS-PR falaram sobre os principais pontos de atenção da vacinação no PR, incluindo a necessidade de intensificar a vacinação para COVID-19 e gripe.

Vacinação no PR: quais vacinas estão incluídas?

A campanha de vacinação no PR inclui vacinas de rotina:  Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Tetra Viral (SCRV), Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP, DTPa.

Outras vacinas incluídas são a bivalente para COVID-19 e a vacina de influenza.

“A campanha estende-se até o dia 28 de outubro, com o dia D sendo sábado, 21. Esperamos aumentar as coberturas vacinais, chamando as crianças e adolescentes de até 15 anos para se vacinarem. A intenção é aplicar as vacinas de rotina e de campanha”, detalha a diretora do departamento de vigilância em saúde, Juliana Beux Konno, enfermeira há 13 anos no município de Toledo, atualmente Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

A vacinação de rotina se dará de forma seletiva, conforme avaliação do cartão de vacina individual.

Estado chama atenção para vacinas de COVID-19 e gripe

Apenas 16,83% da população paranaense acima dos 18 anos está com a vacina de COVID-19 em dia. “A cobertura da bivalente para o COVID está muito baixa, pedimos para que todos os municípios foquem em campanhas para melhorar o número de vacinados”, declara Juliana X. O estoque no Estado é de 167.814 vacinas.

Mesmo com as outras doses tendo sido aplicadas, é necessário que as doses de reforço sejam tomadas para evitar complicações da doença.

“Apesar da 25ª campanha de vacinação contra a influenza [gripe], a vacina continua disponível nas unidades de saúde e é muito importante, especialmente para crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores”, complementa a diretora. Atualmente a cobertura está em 54,92%. Ou seja, ainda, metade da população alvo precisa se vacinar.

Esquema de vacinação Anticovid bivalente

  • Pessoas com 18 anos completos ou mais
  • Imunossuprimidos com 12 anos ou mais
  • Gestantes e puérperas com 12 anos ou mais
  • Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais
  • Trabalhadores de saúde
  • Pessoas com comorbidades 12 anos ou mais

Acamados e indígenas com 12 anos ou mais, e moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e residência inclusiva; abrigados e trabalhadores dessas instituições são vacinados pelas Unidades de Saúde nas instituições e residências do público-alvo.

Vacina contra a gripe

Público convocado para se vacinar contra a gripe: todos com 6 meses ou mais.

Público prioritário:

  • Pessoas com 60 anos ou mais
  • Crianças com 6 meses a menores de 6 anos
  • Pessoas com comorbidades
  • Gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias)
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Trabalhadores de saúde
  • Profissionais da educação
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo
  • Forças armadas, de segurança e salvamento
  • Acamados (aplicação na residência)
  • Indígenas (aplicação pelo Distrito Sanitário Tatuquara e equipes do Consultório na Rua)
  • Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (aplicação na residência)

Outras questões da vacinação no PR

A vacina contra a varicela está em falta no Paraná e em todo o Brasil. Por ser uma vacina importada, o Ministério da Saúde prevê o recebimento até o final do ano. “Após o recebimento, essa vacina precisa ficar ao longo de, no mínimo, 30 dias em análise dos órgãos competentes, para então serem enviadas para os municípios”, explica Juliana, afirmando que, para este ano, não há previsão de vacinação contra a doença.

“Aguardamos a população paranaense para colocar suas vacinas em dia neste Dia D e até 28 de outubro. Esperamos aumentar a cobertura da vacinação no PR e melhorar a posição do Estado nacionalmente”, finaliza a diretora.

Para a vacinação, busque as unidades de saúde mais próximas a sua residência. Para os locais disponíveis em Curitiba (PR), clique aqui.

Saiba mais sobre o Dia D (21/10) aqui.

Demais pactuações do encontro

Além do Dia D de vacinação no Paraná, na 5ª edição da Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR) foram discutidos outros assuntos. Confira abaixo a lista das pactuações:

– Redimensionamento das Unidades Sentinelas de diagnóstico laboratorial de Arboviroses no estado do Paraná

– Banco Mundial – Programa Estadual de Modernização dos Hospitais de Pequeno Porte HPP;

– Dia D de Multivacinação – 21 de outubro de 2023;

– Deliberação descentralização de envio de informações e repasses de recursos diretamente do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde para as Unidades da Administração Pública Municipal sob gestão dupla – Piso da Enfermagem.

Siga acompanhando nosso blog para ter acesso a novidades e siga-nos no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das mudanças e dos nossos materiais.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites