A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) / Fundo Estadual de Saúde (Funsaúde), por meio da Coordenação Estadual do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), em parceira com o Ministério da Saúde/SE/DESID/CSIOPS e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Paraná (Cosems-PR), promovem no próximo mês de setembro (dias 16, 17 e 23, 24) respectivamente, uma capacitação do SIOPS direcionada aos municípios e regionais de saúde de todo o Paraná. Inteiramente online, a iniciativa visa à atualização geral sobre o sistema, sua normatização e operacionalização – além de disponibilizar informações importantes como o novo ementário da receita e as tabelas de despesas e receitas da Covid-19, entre outros.
O SIOPS é um instrumento de planejamento, gestão e controle social idealizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Ele é essencial para o levantamento de dados, que depois são enviados e declarados ao Ministério da Saúde, responsáveis por gerar as informações das receitas totais e gastos com ações e serviços públicos de saúde das três esferas: federal, estadual e municipal. 
O treinamento será realizado via web em duas turmas, divididas por macrorregionais. A primeira turma será composta pelos municípios e regionais de saúde que integram as macros Leste e Oeste, respectivamente. Já a segunda turma é voltada para a participação das localidades e regionais de saúde das macros Norte e Noroeste. A novidade para este ano é a inclusão do tema DIGISUS – Módulo Planejamento entre as atividades da capacitação.
A inscrição para a Oficina SIOPS 2021 é gratuita e pode ser realizada através do link https://www.evento.appsaude.pr.gov.br/pre_inscricao/.
Confira a programação completa acessando https://bit.ly/2W2Iqm3.
Mais informações ou sugestões através do e-mail mario-junior@sesa.pr.gov.br.
Categorias: NOTÍCIAS