O presidente do Conasems, Wilames Freire, e os diretores da Chapa “Somos Todos Conasems” foram reeleitos para a diretoria do biênio 2021-2023 em Assembléia Geral Ordinária, realizada de forma virtual nesta terça-feira (22). A Assembléia contou com a participação online de mais de 300 secretários municipais de saúde.
Segundo Wilames Freire, presidente reeleito, nesses dois anos de mandato o Conasems atuou de forma enfática nas decisões do SUS, assim como foi feito durante toda a história de vida do Conasems, que recentemente completou 33 anos. “Nós estivemos presentes em todas as discussões tripartite, sempre trazendo as reivindicações dos municípios e ressaltando a importância da esfera municipal no âmbito do SUS, porque é nos municípios onde as pessoas vivem, é lá que o SUS acontece”.
De acordo com ele, diversos pleitos importantes do Conasems foram pautados e pactuados. “Destacamos a consolidação do Previne Brasil, que proporcionou um grande avanço no cadastramento de pessoas, o aumento no número de equipes de saúde e todo enfrentamento à Pandemia feito pela atenção básica”.
O último ano foi marcado pelo desafio de enfrentar a pandemia da Covid-19. Wilames ressalta que o SUS comprovou sua importância para o Brasil. “Acredito que a pandemia deixou ainda mais evidente a necessidade de fortalecer e valorizar o SUS em toda sua amplitude”. Ele ressalta que representar os 5570 secretários municipais de saúde em meio a pandemia é, com certeza, um dos maiores desafios que já enfrentou “Afirmo com convicção que os gestores municipais de saúde foram figuras extremamente importantes para que a pandemia não se agravasse ainda mais no país”, e acrescenta “Tivemos um ano conturbado em relação a falta de leitos, medicamentos e agora estamos com a missão de vacinar toda população brasileira e acredito que a partir do momento que chegar aos municípios o número ideal de vacinas, vamos conseguir mostrar a enorme capacidade que esse sistema tem”.
Mais Conasems
O Conasems vem se destacando cada vez mais na realização de diversas ações visando o fortalecimento do SUS através da realização de capacitações voltadas para as equipes de saúde e para a gestão municipal. “Entendemos que capacitar as equipes é uma forma de valorizar esses profissionais que fazem o SUS acontecer diariamente”, enfatiza Wilames.
Após o sucesso do Projeto Aedes na Mira, que capacitou mais de 15 mil profissionais de vigilância dos municípios, o Conasems lançou o ImunizaSUS, que já está a todo vapor com mais de 30 mil alunos que atuam nas ações de imunização em todos os estados do país. O Conasems vai realizar a capacitação de ACS e ACE, no âmbito do Programa Saúde com Agente, que pretende ser o maior curso EAD do país, com mais de 200 mil alunos simultaneamente. “Destaco também o curso Ser Gestor SUS, que o Conasems lançou as inscrições recentemente, com o foco nos gestores e nas suas equipes. O objetivo do Conasems é proporcionar um curso com conteúdo de altíssima qualidade com todas as ferramentas que um gestor do SUS precisa para fazer um trabalho de excelência”.
Confira a diretoria reeleita para o biênio 2021-2023:
Presidente – Willames Freire Bezerra – Pacatuba-CE
Vice-Presidente – Charles Cézar Tocantins de Souza – Tucuruí-PA