Congresso Conasems é adiado, porém as experiências da 4ª, 5ª e 13ª regiões já foram escolhidas

Por cosemspr - 23 de maio de 2024

Em: NOTÍCIAS

Devido às fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, especialmente no município de Porto Alegre e regiões próximas, e em respeito à população e às várias cidades gaúchas em situação de calamidade, o Congresso Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde será em uma nova data.

Até então, programado para ocorrer entre os dias 30 de junho e 3 de julho em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o evento foi adiado para uma data provável em setembro de 2024. Na ocasião, duas exposições apresentarão experiências em saúde de todo o Brasil: a 19ª Edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS e na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.

Já apresentamos as 13 experiências selecionadas das 1ª, 2ª e 3ª, 15ª, 20ª e 22ª e 12ª, 19ª e 21ª regiões paranaenses. Nessa semana é a vez das  4ª, 5ª e 13ª regiões.

Boa leitura!

Impactos Positivos na Descentralização do Hiperdia no município de Rio Azul-PR

No município de Rio Azul-PR, a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde esteve envolvida, de janeiro a setembro de 2023, no atendimento de 28 comunidades rurais, com distribuição de 899.339 comprimidos e a realização de 3.904 atendimentos.

“Também acompanhamos a pressão arterial, glicemia e peso, e abordamos diversos temas, como hábitos alimentares saudáveis e atividade física, a partir dos princípios da integralidade, humanização, equidade, diálogo e interdisciplinaridade nos serviços ofertados, considerando a diversidade e as dificuldades do território”, explica a autora do projeto Hanna Camila Torres Lopes.

Ao todo, foram atendidas 28 comunidades rurais, por meio da descentralização do programa que fortalece os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vacine-se com Alegria no município de Rebouças-PR

No Dia D, em outubro de 2023, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Rebouças-PR atuou em prol do aumento do índice de vacinação, também atualizando carteirinhas de vacina e conscientizando sobre a importância da vacinação.

“Foram aplicadas 574 doses de vacinas e avaliadas 304 carteirinhas, totalizando 878 atendimentos no Dia D de Multivacinação,  um ótimo resultado”, conta a autora do projeto Tacielle Jaqueline Pes.

A campanha destacou a importância do trabalho em equipe para o sucesso na vacinação, reforçando a saúde pública.

Adote uma Escola – Reescrevendo a História da Saúde Bucal do município de Pitanga-PR

Desde 2017 o projeto está em atuação, envolvendo a coordenação e profissionais de saúde bucal do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação. Entre os objetivos, incentivar o autocuidado das crianças e reduzir o índice de biofilme e a quantidade de tratamentos invasivos são as principais metas.

Só no 1º quadrimestre de 2024, houve um aumento de aproximadamente 800 procedimentos em escolares e 755 procedimentos em Odontologia Hospitalar.

“O projeto mudou vidas e reescreveu histórias, destacando a importância da saúde bucal na comunidade”, finaliza a autora da experiência Marilda Aparecida de Paula Flores Belo.

Fortalecimento do Processo de Trabalho da Imunização no município de Laranjeiras do Sul-PR

Iniciada em 2023 e em andamento em Laranjeiras do Sul-PR, a experiência visa melhorar a cobertura vacinal, sensibilizar profissionais sobre seu papel fundamental e valorizar ideias propostas pelos profissionais da linha de frente.

O sucesso das ações reflete o engajamento e a responsabilidade de todos os profissionais envolvidos: “Em dois meses, a cobertura vacinal aumentou para 86,5% na faixa etária de 0 a 14 anos. A cobertura vacinal das crianças menores de 1 ano foi melhorada significativamente”, conta a autora Patricia Massuqueto.

Estratégias Aplicadas para Melhoria do Indicador 05 do Programa Previne Brasil no município de Prudentópolis-PR

De janeiro a dezembro de 2023, coordenadores e profissionais da saúde e tecnologia da informação de Prudentópolis-PR estiveram envolvidos na melhoria do indicador 05 do Programa Previne Brasil – proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B e Poliomielite inativada – aumentando a cobertura vacinal de Pentavalente e Poliomielite.

“O município atingiu 100% de cobertura vacinal no 3º quadrimestre de 2023, uma melhoria significativa desde 2022”, conta a autora Erica Moleta Bini. Prudentópolis foi o único município do Paraná com mais de 21 mil habitantes a atingir 100% no Indicador 05, destacando o trabalho em equipe e o comprometimento.

 

Ambulatório de Feridas na Atenção Primária em Saúde no município de Japurá-PR

Voltado para a preocupação com a cicatrização completa de feridas crônicas, o projeto oferece, desde abril de 2022, um tratamento diferenciado e apoio completo aos pacientes do município de Japurá-PR.

Os profissionais da Estratégia Saúde da Família já atenderam 68 pacientes, sendo que 56 receberam alta curados e 12 estão em acompanhamento. “O ambulatório promoveu um atendimento individualizado e humanizado, facilitando a cicatrização e melhorando a autoestima dos pacientes”, completa o autor do projeto, Robson Ramos.

 

 

Acompanhe a nossa página de notícias para saber mais sobre os outros projetos que serão apresentados no Congresso Conasems. 

 

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites