Experiências da 6ª, 7ª e 17ª regiões, que serão apresentadas no Congresso Conasems, já podem ser conhecidas

Por cosemspr - 29 de maio de 2024

Em: NOTÍCIAS

Ainda sem data confirmada devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul, o Congresso Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde deve acontecer em setembro de 2024. No evento, teremos duas exposições com experiências em saúde de todo o Brasil: a 19ª Edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS e na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.

Semanalmente estamos trazendo as experiências paranaenses que foram selecionadas para serem prestigiadas na ocasião. Até agora, apresentamos as 19 experiências selecionadas das 1ª, 2ª e 3ª, 15ª, 20ª e 22ª12ª, 19ª e 21ª e 4ª, 5ª e 13ª regiões paranaenses. Dessa vez, trazemos mais seis, referentes às 6ª, 7ª e 17ª regiões

Boa leitura!

Qualificação da rede de saúde mental na atenção primária à saúde no município de Rolândia-PR

O intuito do projeto é de buscar estratégias para atendimentos aos pacientes classificados como baixo risco pela estratificação em saúde mental. “Queremos fortalecer a Rede de Atenção em Saúde Mental no Município de Rolândia e aprimorar o reconhecimento do território por toda equipe inserida na unidade de saúde”, explica a autora Tais de Oliveira Stechi. Até o momento, 56 pacientes atendidos tiveram alta.

Proteja: construindo um futuro mais saudável para as crianças no município de Porto Vitória-PR

Desde o final de 2022 está em andamento a experiência que se volta a deter o avanço da obesidade infantil e promover a saúde e o bem-estar das crianças brasileiras. Para obter sucesso, a equipe tem desenvolvido e incentivado a participação em programas de atividade física para crianças em idade escolar.

Além disso, estabeleceram um sistema de monitoramento e avaliação para acompanhar o progresso na redução da obesidade infantil no município ao longo do tempo, utilizando indicadores como índice de massa corporal (IMC) e hábitos alimentares e de atividade física.

“Nosso trabalho de prevenção e combate à obesidade infantil destaca-se pela abordagem intersetorial e multiprofissional. Juntos, estamos construindo um futuro mais saudável para as crianças de Porto Vitória-PR”, declara o autor do projeto, Carlos Igor Soares Pereira.

A equipe também movimenta palestras para pais e responsáveis sobre nutrição infantil, fornecendo orientações práticas para preparar refeições saudáveis, interpretar rótulos de alimentos e promover hábitos alimentares positivos em casa.

Reorganização do Programa de Imunização visando o aumento da CV no município de União da Vitória-PR

Com o objetivo principal de aumentar a cobertura vacinal (CV) no município de União da Vitória – PR, principalmente das crianças menores de um ano, o projeto está implementado desde o final de 2023.

Entre os resultados, estão a reorganização do processo de trabalho de equipes consolidadas no município; padronização de procedimentos e insistência na organização da rotina através da educação em saúde, levando a um aumento significativo da cobertura vacinal em crianças.

“O aumento significativo da cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano possibilitou que alcançássemos a meta em sete das oito principais vacinas contidas no calendário vacinal em menores de um ano de idade. Em qualquer município podemos utilizar os sistemas de informação para obter sucesso similar”, conta a autora do projeto, Aline Bonete.

Estratégias integradas de vigilância epidemiológica e atenção básica para melhoria da CV em Bituruna-PR

A experiência aborda a implementação de estratégias inovadoras para fortalecer o sistema de saúde comunitária em Bituruna-PR, com foco na integração entre vigilância epidemiológica e atenção básica para melhorar a cobertura vacinal.

Entre os desafios encontrados pela equipe, estão a diversidade da população, a baixa adesão às campanhas, desafios logísticos e desinformação sobre vacinas. “A resposta a esses desafios envolveu uma abordagem integrada, incluindo o microplanejamento, campanhas de vacinação, vacinas extra muro [ocorre fora dos estabelecimentos liberados pela autoridade sanitária/epidemiológica do município, a partir da licença sanitária vigente para a atividade de Serviço de Imunização Humana], divulgação em carro de som, rádio, escolas e líderes comunitários, atividades educativas e de conscientização”, explica o autor do projeto, Adriano da Silveira Magnabosco.

Os resultados positivos obtidos demonstram a eficácia das estratégias implementadas, além do comprometimento da gestão municipal, profissionais de saúde e comunidade. “A experiência de Bituruna serve como um modelo inspirador para outras comunidades, destacando a importância da colaboração entre diferentes setores da saúde, educação e adaptação às necessidades locais. Como conclusão ressaltamos a importância do compartilhamento de experiências para inspirar e capacitar outras comunidades na melhoria da cobertura vacinal”, finaliza Adriano.

Criando pontes dialógicas ensino-serviço-comunidade: a práxis da gestão e assistência em Pato Branco-PR

O projeto foi desenvolvido entre os meses de agosto de 2022 a julho de 2023 por dois grupos, formados por trabalhadores do SUS, docentes e discentes – sendo 16 acadêmicos, 4 preceptores da Secretaria, 4 tutores (docentes), além de participantes voluntários.

“O foco reside na importância de melhorar nossa cobertura vacinal e a homogeneidade das mesmas”, explica a autora do projeto, Adriana Honaiser Fávero.

Atenção compartilhada em imunização: estratégias para o alcance de altas coberturas vacinais no município de Pato Branco-PR

O projeto esteve voltado para a vigilância, atenção primária, hospitais, clínicas privadas de vacina, escolas, união de bairros, universidades, projetos sociais, Rotary e secretaria municipal de saúde, durante os anos de 2022 e 2023.

Acompanhe a nossa página de notícias para saber mais sobre os outros projetos que serão apresentados no Congresso Conasems. 

 

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites