5 experiências para o Congresso Conasems: 14ª e 16ª regiões

Por cosemspr - 21 de junho de 2024

Em: NOTÍCIAS

Estamos chegando ao fim das apresentações das experiências selecionadas para o Congresso Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Esses projetos que temos trazidos nos últimos textos serão expostos na 19ª Edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS ou na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. 

Você pode conferir as outras 36 experiências selecionadas e já publicadas das 1ª, 2ª e 3ª, 15ª, 20ª e 22ª, 12ª, 19ª e 21ª, 4ª, 5ª e 13ª, 6ª, 7ª e 17ª8ª, 9ª e 18ª, e 10ª e 11ª regiões paranaenses. Dessa vez, trazemos outras cinco, provenientes das 14ª e 16ª regiões.

Conheça o trabalho que está sendo desenvolvido de maneira pioneira no Paraná!

Além do Medicamento, no município de São Pedro do Paraná-PR

Em 2023, Katiucia Fonseca liderou a implementação do projeto junto aos profissionais da Unidade Básica de Saúde. O objetivo era atender às necessidades da população a partir do cuidado humanizado e do uso racional de medicamentos, especialmente para os pacientes que não sabem ler ou possuem dificuldade de leitura. 

O trabalho possibilitou que esses pacientes, que antes não tomavam suas medicações nos horários corretos, passassem a tomá-las de forma regular por meio de orientações lúdicas. “Essa abordagem reduziu complicações das patologias pré-existentes e o uso inadequado dos medicamentos”, conta Katiucia. O projeto se destacou por oferecer ao usuário as ferramentas necessárias para que consiga recuperar ou manter sua saúde através de ações simples de orientação e humanização.

Vacinação nas Ilhas e Margens do Rio Paraná, no município de São Pedro do Paraná-PR

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde iniciaram em 2019 um projeto para melhorar a cobertura vacinal, levando o atendimento até os usuários que possuíam dificuldade de deslocamento até os serviços de saúde. A partir desse trabalho, foi possível promover a regularização da caderneta de vacinação dos moradores das ilhas, ampliando assim a cobertura vacinal do município e promovendo a saúde desses usuários. “A estratégia de vacinação extramuro mostrou-se fundamental para captar essa população mais vulnerável e atingir as coberturas vacinais preconizadas”, complementa a autora do projeto, Moira Macedo Bahu Negrizolli.

Rede de Urgência e Emergência integrada entre a APS e o Serviço Hospitalar em Borrazópolis-PR

Com foco em atender usuários que possuem dificuldade de deslocamento até os serviços de saúde e que podem estar expostos a doenças, o projeto envolve profissionais do hospital que atuam na Rede de Urgência e Emergência, bem como profissionais da Atenção Primária.

“O trabalho em rede proporcionou uma assistência primária segura, com apoio hospitalar e multiprofissional, composta por cinco etapas, todas desenvolvidas com sucesso no município”, complementa a autora do projeto, iniciado  outubro de 2023 e ainda em desenvolvimento, Silvia Rocha de Souza.

Maximizando a Cobertura Vacinal no Município de Rio Bom-PR: Abordagens Simples e eficazes Reforçam a Imunização Comunitária

O objetivo principal do projeto é promover maior adesão da população às campanhas de vacinação. Iniciado em 2021 e ainda em desenvolvimento, conta com a participação da equipe da Atenção Primária e dos profissionais da sala de vacina, além do importante papel dos Agentes Comunitários de Saúde.

Além de alcançar metas de cobertura vacinal mais altas, a experiência fortaleceu a interação entre os profissionais de saúde e a comunidade. “Este trabalho destaca que, mesmo em cenários de recursos escassos, não é essencial que as inovações sejam de alta tecnologia ou complexidade; a simplicidade, combinada com uma compreensão detalhada do ambiente local e o envolvimento comunitário pode produzir resultados notáveis em saúde pública”, detalha o autor do projeto, Fábio Deziro Avelino.

Fortalecimento das Ações de Imunização no município de Novo Itacolomi-PR

Iniciado em 2023 e ainda em desenvolvimento, o projeto envolve a equipe da Atenção Primária junto com os profissionais da sala de vacina, visando alcançar a meta de cobertura vacinal no município de Novo Itacolomi. 

“A experiência resultou em um aumento significativo da cobertura vacinal, atingindo a meta preconizada pelo PNI”, conta a autora do projeto, Pricila Felisbino. Durante o processo, a equipe identificou vários problemas que interferiram no alcance das metas, sendo o principal deles a incompatibilidade entre o sistema próprio utilizado pelo município e o ESUS. 

Para solucionar esses problemas, foram implementadas diversas estratégias, como a mudança do sistema de informação próprio para o ESUS; treinamento da equipe em sala de vacina; verificação do cartão vacinal na unidade de saúde e escolas; busca ativa pelos ACS através de visitas domiciliares para identificar vacinas em atraso na caderneta vacinal e encaminhamento para atualização; busca ativa por telefone; monitoramento da cobertura vacinal; atualização das informações no ESUS devido à transição da carteira de vacinação; e criação de um grupo de WhatsApp com as mães para avisos sobre as vacinas de seus filhos.

 

A série de experiências selecionadas está chegando ao fim! Você está gostando de acompanhar?

Continue ligado na nossa página de notícias para saber mais sobre a saúde paranaense. 

 

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites