Como já virou tradição por aqui, seguimos semanalmente trazendo as experiências que serão apresentadas pelo Paraná no Congresso Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, seja na 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS ou na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.
Até agora, apresentamos as 25 experiências selecionadas das 1ª, 2ª e 3ª, 15ª, 20ª e 22ª, 12ª, 19ª e 21ª, 4ª, 5ª e 13ª e 6ª, 7ª e 17ª regiões paranaenses. Dessa vez, trazemos mais seis, referentes às 8ª, 9ª e 18ª regiões
Boa leitura!
Avanços do Microplanejamento em Imunização no município de Bom Jesus do Sul-PR
Com foco nas áreas de Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde, o principal objetivo do projeto foi aumentar a cobertura vacinal no município. Para isso, várias ações foram implementadas, incluindo a estruturação de um comitê municipal para apoiar na vacinação, a criação de grupos de WhatsApp entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a comunidade, e o aumento da cobertura vacinal através da realização de busca ativa e agendamento pelos ACS.
“Estes agentes mantiveram os cadastros dos usuários atualizados e monitoraram continuamente a situação vacinal, o que garantiu uma comunicação eficaz e oportuna com a população durante o ano de 2023”, explica o autor do projeto Dilvani dos Santos Gonçalves.
- Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Modificando Vidas no Peito no município de Renascença-PR
Desenvolvido entre outubro de 2022 e março de 2024, o objetivo principal do projeto foi melhorar o aleitamento materno no município e promover a formação das gestantes sobre saúde emocional materna, saúde bucal, exercício físico, vacinação, prevenção de doenças na gestação e mitos e verdades sobre o aleitamento.
A equipe envolvida inclui médica pediatra, odontólogos, equipe multidisciplinar e enfermeiras. “Houve uma melhoria significativa na qualidade de vida da população, com impacto positivo na saúde a curto e longo prazo, e redução de óbitos infantis após o início do projeto”, conta a autora do projeto Simone Lorenset Gutstein.
Os resultados alcançados foram notáveis: 80,39% das crianças menores de 20 dias permaneceram em aleitamento materno exclusivo (AME); aos 6 meses, 55% das crianças ainda estavam em AME; aos 9 meses, 71,43% das crianças ainda recebiam leite materno como alimento lácteo; aos 15 meses, 62,5% das crianças continuavam recebendo aleitamento materno. Comparado com a média nacional, o município possui uma taxa de AME três vezes superior.
- Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS
Implantação do Plano de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais no município de Santa Terezinha de Itaipu-PR
O projeto atua nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância em Saúde e tem o objetivo de intensificar a disseminação de informações sobre vacinação, melhorar os processos de trabalho voltados à imunização, aprimorar os registros nos sistemas de informação, garantir a qualidade dos insumos fornecidos à população, atingir as metas preconizadas de cobertura vacinal, promover ações que facilitem o acesso da população aos pontos de vacinação, e aperfeiçoar a educação permanente das equipes de saúde.
Os resultados alcançados desde o início do projeto, em agosto de 2023, foram significativos, com um aumento considerável das coberturas vacinais no ano passado. As taxas de cobertura vacinal foram: Pentavalente com 97,73%, Rotavírus com 107,47%, Meningocócica C com 83,44%, Pneumocócica 10 com 108,44%, Vacina contra Pólio Inativada com 99,03%, e Vacina Tríplice Viral com 82,47%. “Esses números demonstram o sucesso do projeto em melhorar a imunização no município e garantir uma maior proteção à saúde da população”, declara a autora do projeto Dabna Hellen Tomim.
- Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Microplanejamento e Ações de Imunização através das AVAQ’s – Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, em Busca do Aumento das Coberturas Vacinais no município de Matelândia-PR
Este projeto abrange áreas de Atenção Primária à Saúde, Vigilância Epidemiológica, Gestão Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e representantes de entidades sociais, com o objetivo principal de aumentar a cobertura vacinal no município.
Iniciado em setembro de 2023, como resultado Matelândia passou de penúltimo para terceiro lugar em cobertura vacinal entre os nove municípios da 9ª Regional de Saúde do Paraná. “As ações conjuntas com outras entidades reforçam a efetividade e segurança das vacinas, destacando o comprometimento e envolvimento das equipes de saúde”, declara a autora do projeto Franciane Muraro.
- Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Monitoramento da Puérpera, RN e da Puérpera Pós Aborto: Uma Estratégia da AB e Hospitalar, no município de Foz do Iguaçu-PR
O projeto foi desenvolvido em duas fases: em 2022, focou nos agendamentos da primeira consulta ao RN e consulta puerperal, e em 2023, na busca ativa para atendimentos de casos de aborto e gravidez ectópica.
Atuando nas áreas de APS e Maternidade de Referência, o projeto teve como objetivos diminuir a mortalidade materna e infantil no município, ofertar acesso em tempo oportuno para atendimentos de puérperas e RNs na APS, garantir alta qualificada com encaminhamento à consulta de puerpério e puericultura na maternidade, referenciar o binômio mãe-filho à unidade de saúde da família, garantir o agendamento da primeira consulta do RN e da puérpera em tempo oportuno na APS e realizar busca ativa de pacientes que tiveram aborto e gravidez ectópica.
“Houve um aumento contínuo nas consultas de puericultura após a implantação do projeto, mantendo a frequência e o comprometimento, embora ainda seja necessário sensibilizar os profissionais sobre a importância desses atendimentos”, conta a autora do projeto Marcia Caroline Villalba de Oliveira.
Os resultados incluíram um aumento de 23,6% nas consultas de puericultura em menores de um ano de idade entre 2022 e 2023, monitoramento de 63 pacientes pós-aborto/ectópica entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, com 50,8% sem início de pré-natal na UBS, 50,78% das puérperas tiveram consulta de puerpério em até 30 dias e 26,98% em menos de sete dias.
- Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS
Saúde e Sociedade: Divulgação de Serviços de Vigilância em Saúde através das Redes Sociais, no município de Bandeirantes-PR
Iniciado em 19 de janeiro de 2022, o projeto está em andamento com uma equipe de profissionais da Vigilância em Saúde do município apoiada pela universidade. “O objetivo é conscientizar a população sobre questões de saúde, informando sobre os riscos de doenças transmitidas por vetores e cuidados com escorpiões, além de medidas preventivas, incentivo a práticas saudáveis e participação da comunidade”, conta a autora do projeto Silvia Cristina Guidi Bitencourt.
Os resultados alcançados incluem um notável engajamento da população nas redes sociais, com um dos vídeos alcançando mais de 12 milhões de visualizações, além da redução da população de escorpiões e de acidentes envolvendo crianças e idosos, trazendo grande satisfação à equipe de vigilância em saúde.
- Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS
Acompanhe a nossa página de notícias para saber mais sobre os outros projetos que serão apresentados no Congresso Conasems.