Confira como foram os encontros de março do COSEMS-PR

Por cosemspr - 23 de março de 2024

Em: GESTÃO

Na terceira semana de março, o COSEMS-PR finaliza seus encontros com a equipe. Nos dias 11 e 12 aconteceram os encontros com a equipe técnica. No dia 20, a Assembleia Geral Ordinária e no dia 21 o encontro das Comissões Intergestores Bipartite (CIB). Entre os principais assuntos estiveram a propagação do Progestão, cobertura vacinal e a 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS e a II Oficina Nacional ImunizaSUS.

Encontros de março do COSEMS-PR: equipe técnica

No Hotel Lizon, em Curitiba-PR, reunimos nossa equipe técnica para dar continuidade ao diálogo sobre o processo de trabalho da equipe e, também, realizar as oficinas 5 e 6 do Programa Progestão, cujos temas foram: Atenção Especializada e Gestão da Atenção Básica. Ainda restam três oficinas a serem ofertadas aos apoiadores.

Uma das pessoas que lidera esse processo é a integrante do grupo de pesquisa GestSUS vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, do Departamento de Saúde Coletiva, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sonia Cristina Stefano Nicoletto. 

Ela também é integrante do Progestão, Programa de Qualificação e Apoio às Equipes Municipais de Gestão e Planejamento do SUS. “No grupo idealizamos o Progestão e, então, fomos convidados pelo governo do Paraná para repassar essas oficinas aos apoiadores, que, por sua vez, replicarão aos municípios. Acompanhando o trabalho dos apoiadores, vejo que eles estão muito mobilizados, é muito gratificante”, explica ela que esteve presente em um dos encontros de março do COSEMS-PR.

Assembleia Geral Ordinária 

No dia 20/03, durante a Assembleia Geral Ordinária, os grupos técnicos relataram a execução dos trabalhos realizados ao longo do mês. Além disso, foram relembradas a 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS e a II Oficina Nacional ImunizaSUS, que acontecem de 30 de junho a 03 de julho durante a 38ª edição do Congresso Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. As inscrições no Paraná, de acordo com o Regulamento do COSEMS-PR, finalizam no dia 31 de março. Saiba mais aqui.

Debates muito importantes, principalmente em relação a pactuações quanto a recursos para os municípios foram levantadas nos encontros de março do COSEMS-PR. Foi retratado o estado que se encontra a vacinação e o cenário epidemiológico do Paraná, principalmente no que se refere à dengue. “Além disso, tivemos outras pautas importantes, referentes aos vazios assistenciais nas regiões de saúde, dados de mortalidade infantil e materna, para que a gente possa desenvolver estratégias em conjunto da secretaria do estado do Paraná para minimizar os impactos negativos”, detalha a secretária municipal de saúde de Palotina, Jéssica Kehrig.

Comissões Intergestores Bipartite (CIB) 

No dia seguinte, a CIB deliberou sobre a cobertura de vacinação contra a Dengue, vacinação nas escolas, vacinação no Sistema Prisional e estratégias de vacinação contra Influenza, de acordo com a Nota Técnica nº 7/2024.

“A presença dos gestores nas reuniões das assembleias, nas discussões dos grupos técnicos, bem como na CIB é de suma importância para trazer a realidade dos municípios para as discussões. É a partir da CIB que saem as políticas públicas estaduais relacionadas à saúde”, detalha Jéssica Kehrig.

Além disso, na CIB foi retratada a situação Epidemiológica das Arboviroses e da COVID-19 no Paraná. Ações do Novo Pacto Estadual para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil no Paraná também foram tratadas, bem como o PlanificaSUS Paraná e Planejamento Regional Integrado – PRI.

 

Para saber mais sobre os encontros de março do COSEMS-PR acompanhe nosso Instagram e Facebook.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites