Acompanhe as experiências selecionadas das 10ª e 11ª regiões para o Congresso Conasems

Por cosemspr - 14 de junho de 2024

Em: NOTÍCIAS

Essa semana novamente trazemos novas experiências selecionadas para o Congresso Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que serão expostas na 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS ou na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.

Você pode conferir as outras 31 experiências selecionadas e já publicadas das 1ª, 2ª e 3ª, 15ª, 20ª e 22ª, 12ª, 19ª e 21ª, 4ª, 5ª e 13ª, 6ª, 7ª e 17ª e 8ª, 9ª e 18ª regiões paranaenses. Dessa vez, trazemos outras cinco, provenientes das 10ª e 11ª regiões.

Boa leitura!

Estratificação de risco e atendimento multidisciplinar em saúde mental na Estratégia Saúde da Família (ESF) Central de Céu Azul-PR

De junho a novembro de 2023, profissionais da Atenção Primária da Estratégia Saúde da Família (ESF) Central de Céu Azul-PR se dedicaram à estratificação de risco dos pacientes de saúde mental e à realização do cuidado multidisciplinar. “A partir da estratificação pode-se conhecer o perfil dos pacientes e traçar planos multidisciplinares, fortalecendo os vínculos, objetivando uma atenção integral, longitudinal e humanizada, considerando a singularidade de cada pessoa”, conta a autora do projeto Silvia Franceschini.

  • Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS

Cobertura vacinal bem-sucedida contra COVID-19: integração dos serviços de saúde, no município de Formosa do Oeste-PR

Em 2021, a equipe de imunização municipal, juntamente com os agentes comunitários de saúde, implementou uma estratégia domiciliar para completar o esquema vacinal de idosos acima de 90 anos com as duas doses da vacina. “As taxas de abandono do esquema vacinal foram mínimas para este grupo, o que contribuiu significativamente para a redução de casos graves da doença entre os idosos, que eram uma das maiores preocupações das autoridades de saúde na época”, declara a autora do projeto Andressa Fernanda da Costa Lima.

A integração evidenciou o fortalecimento do vínculo entre a equipe de saúde e os pacientes, aprimorando o conhecimento territorial dos agentes comunitários de saúde e fortalecendo as relações interpessoais dentro da equipe. Além disso, a estratégia permitiu a otimização das doses de vacina, evitando perdas e garantindo a realização do esquema completo em todos os idosos. A união da atenção primária de saúde com a vigilância em saúde foi fundamental para o sucesso da campanha.

  • Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

Projeto Integrador: experiência para redução de hiperutilizadores na Unidade Básica de Saúde, no município de Campo Mourão-PR

A equipe da Atenção Básica da Unidade de Saúde iniciou, em 2024, um projeto para otimizar a utilização dos serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde Damferi, direcionado aos usuários hiperutilizadores, com o objetivo de diminuir a frequência de consultas médicas. Com dois meses de aplicação, já foi possível observar uma melhora significativa na saúde física e mental desses usuários, que relataram tais melhorias através de depoimentos.

“Executar o projeto tem sido uma experiência singular, visto que estamos propondo à comunidade uma forma dinâmica de atenção primária, através do grupo operativo multiprofissional. Em curto prazo, temos alcançado grandes resultados, conforme os objetivos propostos pelo projeto, como a melhora dos pacientes hiperutilizadores sob uma visão global e a diminuição da sobrecarga de trabalho dos servidores da Unidade Básica de Saúde Damferi”, comenta a autora do projeto Danielli Olinda Del Santoro.

  • Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS

Vacinar com Alegria é Contagiante, no município de Juranda-PR

Envolvendo toda a Atenção Básica do município de Juranda, incluindo gestores e coordenadores, o projeto iniciado em 2018 tem o objetivo de melhorar a cobertura vacinal da população. “Desde o primeiro quadrimestre de 2022, quando a cobertura vacinal era de 79%, o projeto evoluiu significativamente: atingiu 93% no terceiro quadrimestre de 2023 e chegou a  impressionantes 97% no primeiro quadrimestre de 2024”, conta a autora do projeto Ariane Ferreira.

A mobilização busca melhorar a qualidade de vida dos residentes, focando no indivíduo e promovendo a conscientização sobre a importância da própria saúde. Por meio do trabalho, espera-se que cada pessoa se atente mais para a sua saúde, garantindo, assim, uma população mais saudável e bem cuidada.

  • Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

Ações estratégicas para melhorar a cobertura vacinal no município de Quinta do Sol-PR

Em 2023, toda a Atenção Básica do município, incluindo gestores e coordenadores, trabalhou para garantir o acesso à vacinação e melhorar as informações acerca da cobertura vacinal. Além disso, o foco foi realizar a busca ativa da população e verificar as inconsistências nos cadastros que poderiam causar erros na transmissão dos dados para o e-SUS.

Entre 1 de fevereiro e 1 de abril, foram aplicadas 446 vacinas. Do total de pessoas que receberam essas vacinas, 95% apresentavam alguma inconsistência no cadastro exportado para o e-SUS, como nome, endereço e, principalmente, cartão do SUS ou CPF.

A importância da vacinação na prevenção e proteção contra doenças imunopreveníveis é inquestionável. “A inclusão de sistemas digitais como suporte de controle e organização auxilia significativamente nesse processo, garantindo maior eficiência e precisão na gestão da vacinação”, finaliza a autora do projeto Beatriz Rabelo Tomeix.

  • Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

 

Acompanhe a nossa página de notícias para saber mais sobre os outros projetos que serão apresentados no Congresso Conasems. 

 

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites