O Congresso Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde contará com duas exposições que apresentarão experiências em saúde de todo o Brasil: a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS e na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.
Já apresentamos as 13 experiências selecionadas das 1ª, 2ª e 3ª e 15ª, 20ª e 22ª regiões paranaenses. Neste texto, trazemos outras seis, referentes às 12ª, 19ª e 21ª regiões. Semanalmente trazemos as novidades do evento.
Boa leitura!
Projeto Acolhendo com Amor: Doe Leite Materno, no município de Nova Olímpia-PR
Iniciado em agosto de 2023, em Nova Olímpia-PR, o projeto segue sendo aplicado até hoje, com o objetivo de orientar, acolher e incentivar as mães e a prática da amamentação. Entre os resultados, a autora do projeto, Thays Ap. de Lima, espera melhorar o quadro da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade, além de aumentar o número de doadoras de leite para os bebês que necessitam.
Até o momento, 15 mulheres já aderiram ao modelo proposto. “A atividade de monitoramento das nutrizes após a alta hospitalar e a aceitação de serem doadoras foram essenciais para a construção de uma nova cultura sobre a importância da doação de leite materno”, declara Thays.
Até agora já foram coletados aproximadamente 83 litros de leite materno, encaminhados ao Banco de Leite Humano da Maternidade de Umuarama, que realiza a pasteurização e fornece aos bebês da UTI Neonatal. Outro resultado importante é que a maioria das crianças do município, após as orientações realizadas pela equipe, estão com aleitamento materno exclusivo. É evidente o suporte dado às parturientes/nutrizes independentemente do contexto social.
“A falta de informação durante o período gestacional sobre a mamada em livre demanda foi um dos principais motivos que reduzia a doação de leite. Além do incentivo à doação, outros aprendizados também são repassados, como a pega correta, postura, uso de suporte para amamentar”, finaliza a autora do projeto.
- Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS
Nutrindo com Afeto: a Consulta de Enfermagem e os Impactos nos Índices de Aleitamento Materno, no município de Japira-PR
Desde janeiro de 2023, em Japira-PR, as mães são incentivadas a não desistirem de amamentar as crianças nos primeiros dias de vida, o que tem melhorado as taxas de aleitamento materno exclusivo nas crianças até seis meses de vida.
“O conhecimento da gestante sobre amamentação é fundamental para o sucesso da prática e para o bem-estar da mãe e do bebê. A informação correta e antecipada sobre os benefícios do leite materno, as técnicas de amamentação e a resolução de problemas comuns, como dores ou dificuldades na pega, ajuda a mulher a se sentir mais confiante e preparada para amamentar seu filho”, explica a autora do projeto, Franciane Maria.
Além disso, esse conhecimento pode incentivar a prática do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde, proporcionando ao bebê uma nutrição ideal, bem como permitir uma experiência extremamente positiva e gratificante para ambos.
Hoje o município apresenta apenas uma criança menor de seis meses utilizando suplementação por fórmula.
- Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS
Comitê de Coordenação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade – AVAQ, uma Experiência de Sucesso, no município de Wenceslau Braz-PR
O Comitê é voltado para capacitar profissionais de saúde para trabalhar nas salas de vacina e aumentar a cobertura vacinal do município de Wenceslau Braz-PR. “O projeto demonstrou um importante fortalecimento da organização intersetorial e do apoio de entidades municipais, diante do reconhecimento da população”, conta a autora do projeto Viviane De Fatima Xavier Queiroz.
Iniciado em janeiro de 2023, a experiência inclui o planejamento de ações relevantes para comunidade e o combate das inverdades sobre a vacina, atuando a partir de estratégias locais implantadas com a matriz SWOT/FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Também realiza a análise, planejamento e programação, seguimento e supervisão, avaliação e monitoramento da situação da saúde. Todas as decisões e reuniões são registradas em ata e publicadas no site da prefeitura.
- Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Otimização na Saúde: A evolução na rede de frio na vacinação, no município de Ortigueira-PR
Com foco em implementar uma rede de frio eficiente, que atendesse aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelas normas e regulamentos vigentes, assegurar o acesso à vacinação e monitorar e avaliar a eficácia do programa de vacinação, o projeto iniciou em meados 2022 e foi finalizado no final de 2023 em Ortigueira-PR.
O fortalecimento da infraestrutura, ampliação da cobertura vacinal e aumento da conscientização da comunidade resultaram em importantes avanços na proteção da saúde pública.
“Nossa determinação e crença na importância da vacinação nos impulsionaram a superar desafios aparentemente intransponíveis, desde a busca por um local adequado até a superação de limitações estruturais e logísticas”, comenta o autor do projeto, Diego Alan da Costa Franciscato.
- Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS
Alianças pela Saúde: Liderança Indígena e Benzedores Impulsionando a Cobertura Vacinal, na Aldeia Queimadas, município de Ortigueira-PR
Iniciado em 2018, o projeto segue até hoje com foco no aumento da cobertura vacinal na aldeia indígena, na diminuição da resistência cultural e da desconfiança nas instituições de saúde, na superação das barreiras linguísticas e na demonstração da importância da vacinação.
Entre os resultados obtidos na aldeia de Ortigueira-PR estão a melhoria da cobertura vacinal; redução de doenças evitáveis por vacinação; fortalecimento da saúde comunitária; e aumento da conscientização sobre saúde. “Ressaltando a importância de garantir o acesso equitativo à imunização e outros serviços de saúde”, declara o autor do projeto Diego Alan da Costa Franciscato.
- Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Experiência do município de Curiúva-PR para realizar o inquérito vacinal e aumentar a cobertura
Para realizar o levantamento individualizado da situação vacinal de cada criança de 0 a 4 anos de idade no município de Curiúva-PR e aumentar a cobertura vacinal, o projeto iniciado em 2023 se mantém até hoje.
“Essa experiência traz um completo controle da cobertura vacinal no município, com melhoria na cobertura vacinal e total visualização da cobertura por microárea de abrangência”, finaliza o autor do projeto Neilor Jurandy da Costa.
- Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Acompanhe a nossa página de notícias para saber mais sobre os outros projetos que serão apresentados no Congresso Conasems.