Municípios do Paraná priorizam ações contra a dengue

Por Gabriela Broliani - 30 de janeiro de 2024

Em: ELEIÇÕES

Desde o retorno às atividades no dia 11/01, o COSEMS-PR, sob a nova direção do biênio 2024-2025, já realizou 16 reuniões de alinhamento e planejamento para este ano. Um dos assuntos de grande relevância foi o combate à dengue no Paraná e tratamento dos acometidos pela doença.

Paraná contra a dengue

As reuniões de 16/01 e de 24/01 foram, sem dúvidas, muito importantes para traçar o panorama da dengue no Paraná, tendo em vista o período epidemiológico que o Brasil está enfrentando. Segundo o Ministério da Saúde, só neste ano o Brasil já teve 217 mil casos de dengue, o triplo do mesmo período em 2023.

As Regionais de Saúde paranaenses com mais pessoas acometidas pela dengue no Paraná são a 16ª RS de Apucarana (5.039), 14ª RS de Paranavaí (2.190), 22ª RS de Ivaiporã (1.927), 15ª RS de Maringá (1.799) e 17ª RS de Londrina (2.282). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (3.607), Londrina (1.776), Maringá (1.112), Ivaiporã (1.048) e Paranavaí (867), de acordo com o boletim publicado no dia 30/01.

O motivo para o aumento dos casos da doença, de acordo com o Ministério da Saúde, é a união entre calor excessivo e as chuvas intensas, além da volta dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.

A reunião do dia 24/01 sobre a dengue no Paraná contou a presença de atores do Ministério Público, Defesa Civil, Conselho Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-PR), Unimed, Casa Militar, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Paraná (Fehospar), além de equipes técnicas da Secretaria da Saúde (SESA-PR).

Segundo o boletim da 1ª Reunião do Comitê Intersetorial da Dengue (período epidemiológico 2023/2204), há uma preocupação com a entrada do vírus tipo DENV 3 no estado do Paraná, onde tivemos 1 caso confirmado, sendo classificado como caso importado. O DENV 3 circulou no ano de 2016 então sugere-se que a população está suscetível a esse sorotipo.

O cenário é bastante crítico: 97 municípios foram classificados como prioritários para ações imediatas, considerando a incidência muito elevada de casos autóctones (oriundos do mesmo local onde ocorreram) de dengue. Como encaminhamento estão várias ações e estratégias intersetoriais. Entre elas, a vacinação em fevereiro deste ano.

Confira as cidades que vão receber as vacinas para Dengue no Paraná

A vacinação conta com poucas doses disponíveis. Por isso, o governo federal destinou as vacinas para adolescentes entre 10 e 14 anos, já que são os que mais são internados pela doença. Os municípios paranaenses a receber as doses em fevereiro são:

Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, e Ramilândia.

Outras novidades: I Encontro da Diretoria do COSEMS-PR 2024-2025 e construção da nova sede

No dia 24/01, além da determinação do encaminhamento sobre a dengue no Paraná, foram

realizadas outras atividades relacionadas ao trabalho do COSEMS. “Definimos algumas agendas que serão cumpridas dentro das macrorregiões de saúde, fizemos um processo de acolhimento com os novos membros da diretoria e falamos sobre a evolução da obra da nova sede”, detalha o conselheiro fiscal do COSEMS-PR Adriano Oliveira Santos Bulhões.

A partir de um planejamento de anos e convênios realizados, principalmente com a Secretaria da Saúde do Paraná, foi possível iniciar a construção de uma sede para o COSEMS-PR. A edificação vai comportar toda a estrutura administrativa e funcionará como um ponto de apoio em Curitiba.

“Dentro da sede, será construído um auditório para 400 pessoas que vai acomodar todos os secretários municipais de saúde durante a Assembleia do COSEMS-PR e também será um espaço de discussão e participação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná”, explica o presidente do COSEMS-PR Fabio de Mello.

A obra está na fase 2, já se encaminhando para o fechamento de paredes, rede elétrica e encanamento. A previsão de entrega é para setembro deste ano.

Confira a agenda completa do COSEMS-PR no mês de janeiro

12/01- 8h30 – Reunião virtual 

Alinhamento sobre a programação do encontro com a diretoria e primeiras ações da coordenação de apoio em 2024. 

16/01 – 8h30 – Escritório COSEMS 

Reunião com secretaria executiva, coordenações técnica e de apoio e presidente do COSEMS. Conclusão e encaminhamentos acerca da programação do 1º Encontro da diretoria do Cosems 2024. 

16/01 – 10h – Híbrida

Reunião coordenações com assessorias. Alinhamento da pauta para a reunião remota com a equipe de apoiadores. 

16/01 – 10h – Escritório COSEMS 

Reunião com a secretaria executiva, presidente do COSEMS-PR, assessorias jurídica e contábil. Discussão sobre o convênio e atualização dos recursos financeiros do COSEMS-PR.

 

16/01 – 13h30 – Híbrida

Reunião equipe técnica COSEMS-PR (secretaria executiva, coordenações, assessorias e apoiadores, e presidente). Orientações e alinhamento das atividades nas regiões; mudança da estrutura organizacional do COSEMS-PR.

16/01 – 14h – Assembleia do COSEMS-PR e, posteriormente, na Sesa 

No primeiro momento ocorreu a reunião virtual com prefeitos e secretários de saúde de 77 municípios sobre o avanço da dengue no Paraná. Depois, aconteceu o alinhamento das próximas agendas, bem como do programa Opera Paraná

18/01 –  Virtual  

Orientações e alinhamento das informações e ações para o apoio nos territórios. 

19/01 –  Virtual 

Reunião secretaria executiva, coordenações,  assessorias  para a organização da agenda compartilhada e da reunião remota com a equipe de apoiadores. 

 22/01 –  Virtual 

Reunião secretaria executiva, coordenações, assessorias, apoiadores das 22 regiões. Orientações e

 alinhamento das informações e ações para o apoio nos territórios. 

 23/01 – 9h – Escritório COSEMS-PR

Reunião com a secretaria executiva, presidência e assessorias jurídica e contábil para discutir sobre o regulamento de despesas e convênio.

23/01 – 11h – Escritório COSEMS-PR

Reunião com a secretaria executiva, presidência, diretoria executiva, e técnicos do consórcio Paraná Saúde. A reunião foi primeiro contato realizado neste ano entre as instituições. 

23/01 – 13h30 –  Escritório COSEMS-PR

Reunião com secretaria executiva, coordenações e presidente do Cosems-PR – programação 1º Encontro da equipe em 2024; divisão de competências (coordenações e assessorias); fluxo de comunicação.

23/01 – 16h – Virtual

Presidente se reúne com coordenação e assessores para organização do trabalho e estrutura COSEMS. Foi realizado o acolhimento dos novos coordenadores de apoio dos estados do Paraná, Goiás e Ceará. 

23/01 – 16h –  Nova sede COSEMS-PR

Presidente do COSEMS e a secretaria executiva prestaram visita ao local onde está sendo construída a nova sede do COSEMS-PR.

 

24/01 – o dia todo – Hotel Lizon

I Encontro da Diretoria do COSEMS. Participaram a diretoria executiva, o conselho consultivo, o conselho Fiscal, as coordenações de apoio e técnica, e os assessores contábil e financeiro para dialogar sobre os processos de trabalho do COSEMS-PR, incluindo ações da diretoria e equipe técnica para a definição de diretrizes e objetivos institucionais para os próximos dois anos.  

 

25/01 – 8h30 – Escritório do COSEMS 

Reunião da Diretoria e Conselho Fiscal com o auditor Marcos de Oliveira. Foram apresentadas as recomendações para ajustes em alguns processos administrativos e contábeis, porém não houve nenhuma ressalva na prestação de contas. Este é o terceiro ano consecutivo que temos uma auditoria sem restrições.  

 

Acompanhe nosso Instagram e no Facebook para ficar por dentro das novidades do processo.

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites