Veja as experiências das 1ª, 2ª e 3ª regiões selecionadas para o Congresso Conasems

Por cosemspr - 09 de maio de 2024

Em: NOTÍCIAS

Porto Alegre-RS recebe, no final de junho, o maior evento de saúde pública do mundo, o Congresso Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Representantes de todos os estados da União estarão no Centro de Eventos da FIERGS e poderão conferir as experiências expostas na 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS e na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.

No texto anterior, apresentamos as sete experiências selecionadas das 15ª, 20ª e 22ª regiões paranaenses. Desta vez, trazemos as experiências das 1ª, 2ª e 3ª regiões. Acompanhe semanalmente os novos conteúdos.

Boa leitura!

Educação em saúde no combate à dengue para escolares da rede de ensino do município de Matinhos-PR

“Nosso projeto é mais do que uma iniciativa educativa, é uma demonstração de como a união da comunidade pode fazer a diferença na luta contra a dengue”, declara um dos autores do projeto, André Ricardo Hideo Matsuzaki.

Com o ideal de promover a conscientização e a adoção de práticas preventivas contra a dengue entre alunos, professores e membros da comunidade em Matinhos-PR, a experiência é focada em um projeto educativo abrangente e participativo. “Diminuir os casos suspeitos e confirmados por doenças causadas por vetores e reduzir o índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti foi nosso objetivo principal”, explica outra autora do projeto, Márcia de Oliveira Machado.

Os resultados obtidos da prática, que se estendeu de maio a dezembro de 2023, foram: aumento da conscientização, engajamento da comunidade e efeito no território, impacto na Prática Preventiva; fortalecimento das parcerias interinstitucionais; e redução da infestação predial de Aedes aegypti.

  • Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS

Uso da Telemedicina no município de Pinhais-PR: implantação de consultório virtual de especialidades

Com o intuito de relatar a experiência de Pinhais-PR na implantação do programa “Consultório Virtual de Especialidades”, ampliar a oferta de consultas especializadas (reduzindo o tempo de espera em filas) e viabilizar atendimentos para especialidades com baixa disponibilidade local, o projeto começou a ser colocado em prática em janeiro de 2024.

Ao longo dos primeiros 30 dias foram realizados 439 atendimentos nas seguintes especialidades: endocrinologia, reumatologia, cardiologia, gastroenterologia, pneumologia e neurologia via consulta a distância (teleconsulta). Além disso, foi observada a redução na espera por atendimento, flexibilização de horários de consultas e diminuição de gastos com transporte para os usuários.

Também, graças ao modelo de teleconsulta, foi possível contratar profissionais com especialidades raras na região e qualificar o atendimento médico da Unidade de Saúde da Família com o olhar do especialista (teleinterconsulta).

“O programa garante de forma eficaz o direito à saúde da população, reduzindo a espera pelo atendimento e tornando os horários das consultas mais flexíveis”, explica o autor do projeto, Henrique Wendling Sava. Estão envolvidos a Secretaria de Saúde de Pinhais-PR, profissionais de saúde locais e usuários do SUS da região.

  • Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS

Implantação da vacinação BCG no Hospital e Maternidade Alto Maracanã, em Colombo-PR

O projeto, que está em vigor desde julho de 2019, é voltado para melhorar a cobertura vacinal de BCG no município de Colombo, bem como reduzir a perda de doses da vacina e aumentar a proteção contra tuberculose para os recém-nascidos com a vacinação antes da alta hospitalar. Os resultados, ao longo dos anos, são positivos:

  • 2019: a cobertura vacinal aumentou para 90,4% com 3.341 doses aplicadas em uma população de 3.696 crianças menores de um ano.
  • 2020: a cobertura foi de 89,37% com 3.303 doses aplicadas.
  • 2021: durante a pandemia, a cobertura diminuiu para 83,34% com 2.882 doses aplicadas.
  • 2022: a cobertura vacinal aumentou novamente para 95,46% com 3.146 doses aplicadas.
  • 2023: a cobertura foi de 93,63% com 3.080 doses aplicadas.

“Mesmo com a redução da cobertura vacinal, prejudicada pelos dois anos mais agudos de pandemia, em 2022 obteve-se um aumento de 11,06% de cobertura quando comparada ao ano anterior à implantação da estratégia”, lembra a autora do projeto, Izabella Armstrong Antunes.

  • Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

Monitoramento dos dados de vacinação dos serviços privados de Curitiba-PR no ano de 2023 e sua contribuição na melhoria dos indicadores da cobertura vacinal

A experiência aconteceu ao longo do ano de 2023, com visitas mensais e supervisões regulares aos serviços privados de vacinação em Curitiba-PR, incluindo 52 clínicas e 29 farmácias.

Entre os objetivos do projeto estão: melhorar a cobertura vacinal através do monitoramento e apoio aos serviços privados; garantir a qualidade e eficiência do serviço de vacinação; e manter registros atualizados das vacinas aplicadas na plataforma nacional de integração de dados em saúde.

Em 2023, a cobertura vacinal para Meningocócica C em menores de um ano foi de 94,3%, com uma contribuição de 11% dos serviços privados. Para o Rotavírus, a cobertura foi de 86,6%, com uma contribuição de 8,7% dos serviços privados. Em relação à Febre Amarela, a cobertura foi de 82,4%, com uma contribuição de 2,6% dos serviços privados.

“O serviço privado agrega em até 16% na cobertura vacinal por vacina, fortalecendo a necessidade de monitoramento das informações registradas por estes serviços na plataforma nacional”, explica a autora do projeto, Débora Cristina de Lima Carlet.

  • Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

Inclusão do implante subdérmico como método contraceptivo no município de Ponta Grossa-PR

Em atividade de abril de 2023 a fevereiro 2024 para o levantamento estatístico e de resultados, a experiência continua acontecendo e com ampliação de área. “O projeto foi pensado para atender as necessidades de planejamento familiar de mulheres em situação de vulnerabilidade social e clínica, com o uso do contraceptivo de longa duração, moderno, sofisticado e altamente eficaz, reduzindo a gravidez não planejada e o risco de mortalidade materna e infantil”, explica o autor do projeto Manon Callaça.

Ao todo, foram realizadas 90 inserções do implante subdérmico no período de abril de 2023 a fevereiro de 2024. 54,5% das mulheres estavam na faixa etária de 29 a 39 anos, 23,3 % com idade entre 40 e 49 anos e 22,2% com idade entre 18 e 28 anos.

Em relação aos critérios: 78,9% das mulheres tinham múltiplas gestações (mais de cinco gestações), 7,8% possuíam transtorno mental, 6,7% conviviam com HIV e 6,7% eram usuárias de drogas.

O projeto também é focado em expandir a autonomia do profissional enfermeiro, assegurando a possibilidade de executar mais um procedimento de forma respaldada pela instituição (quase 77% das inserções do implante subdérmico foram realizadas por enfermeiros).

  • Selecionada para a 19ª Edição da Mostra Brasil, Aqui tem SUS

Ônibus da Vacina: estratégia para diminuição das barreiras de vacinação em Ponta Grossa-PR

Em vigência desde setembro de 2022, os objetivos da experiência são: promover a vacinação como um processo seguro e científico; captar população carente que possui dificuldade de acesso às salas de vacina; levar a vacinação aos bairros desprovidos de sala de vacina; e oportunizar a vacinação fora dos horários e dias convencionais.

“Buscamos ser uma referência para diminuição das barreiras de vacinação como facilitadores do processo de Imunização com qualidade e conhecimento científico”, explica a autora do projeto, Stela De Souza Godoy.

Durante o período de um ano foram realizadas 195 ações em 131 locais distintos, com um total de 70.267 doses aplicadas.

  • Selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

 

Acompanhe a nossa página de notícias para saber mais sobre os outros projetos que serão apresentados no Congresso Conasems.

 

 

Notícias Relacionadas

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites